Uma liminar do juiz eleitoral Fernando de Castro Mesquita determinou que parte da pesquisa IBOPE, contratada pela TV Anhanguera, não seja divulgada nesta quinta, 14. A ação foi movida pela Coligação Participação Popular, formada pelos partidos que apoiam o candidato a goverrnador Vanderlan Cardoso.
Pela decisão, a questão número 6 não pode ser divulgada para mostrar a simulação de segundo turno apenas entre os candidatos Marconi Perillo (PSDB) e Iris Rezende (PMDB), conforme o questionário apresentado à Justiça Eleitoral no registro de pesquisa número 00063/2014.
A pesquisa não simulou as outras possibilidades de segundo turno com inclusão dos nomes de Vanderlan Cardoso e nem do candidato a governador Antônio Gomide (PT).
O advogado Colemar Moura, representante da Coligação Participação Popular, alegou na ação que “a colocação de apenas um cenário de segundo turno causa desequilíbrio ao pleito”. Ele argumentou, ainda, que a divulgação de apenas um cenário de segundo turno induziria ao eleitor a entender que somente os dois possuem chances de ir para a segunda parte da disputa eleitoral.
Segundo a liminar emitida pelo magistrado, o IBOPE e a TV Anhanguera foram comunicados, imediatamente, da decisão. A divulgação está prevista para a noite desta quinta.
O IBOPE tem 48 horas para recorrer da decisão.
Altair Tavares
Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .