29 de agosto de 2024
Publicado em • atualizado em 14/08/2014 às 02:17

Impedida divulgação de parte da pesquisa IBOPE

Uma liminar do juiz eleitoral Fernando de Castro Mesquita determinou que parte da pesquisa IBOPE, contratada pela TV Anhanguera, não seja divulgada nesta quinta, 14. A ação foi movida pela Coligação Participação Popular, formada pelos partidos que apoiam o candidato a goverrnador Vanderlan Cardoso.

Pela decisão, a questão número 6 não pode ser divulgada para mostrar a simulação de segundo turno apenas entre os candidatos Marconi Perillo (PSDB) e Iris Rezende (PMDB), conforme o questionário apresentado à Justiça Eleitoral no registro de pesquisa número 00063/2014.

A pesquisa não simulou as outras possibilidades de segundo turno com inclusão dos nomes de Vanderlan Cardoso e nem do candidato a governador Antônio Gomide (PT).

O advogado Colemar Moura, representante da Coligação Participação Popular, alegou na ação que “a colocação de apenas um cenário de segundo turno causa desequilíbrio ao pleito”. Ele argumentou, ainda, que a divulgação de apenas um cenário de segundo turno induziria ao eleitor a entender que somente os dois possuem chances de ir para a segunda parte da disputa eleitoral.

Segundo a liminar emitida pelo magistrado, o IBOPE e a TV Anhanguera foram comunicados, imediatamente, da decisão. A divulgação está prevista para a noite desta quinta.

O IBOPE tem 48 horas para recorrer da decisão.

 

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .