A tese de que Pedro Wilson pode assumir o cargo de Senador da República cresceu nas últimas horas. O tuiteiro, jornalista e advogado @liorcinomendes me provoca a refletir sobre o assunto. A base que sustenta a hipótese é bastante simples e lógica. Mas, questionável do ponto de vista jurídico.
Se a cassação de Demóstenes Torres(SEM PARTIDO) acontecer com base, inclusive, no caixa 2 de campanha, a chapa inteira dele iria junto. Esta tese está em contraposição à Legislação Eleitoral.
O advogado especialsita em Direito Eleitoral, Afranio Cotrin, consultado pelo Diário de Goiás, informou que venceu em 14 de junho de 2011 o prazo para questionamento de chapa relativo à prestação de contas do pleito de 2010.
“Mesmo que seja comprovado o caixa dois, a ação para cassação da chapa só poderia ser proposta até 14 de junho do ano passado”, disse ele.
O Procurador Geral da República, Helio Telho, via tuíter, comentou que a “chance” de Pedro Wilson assumir a vaga de Demóstenes é “zero”.
Os que sustentam a cassação da chapa inteira de Demóstenes Torres têm a expectativa de que Pedro Wilson assumiria, pois foi o terceiro colocado na eleição para o Senado, em 2010.
O questão da cassação, baseada no caixa 2 foi citada no Jornal Nacional, terça, 8.
Em outra publicação, no O Globo, está indicada a suspeita de caixa 2 em conta de campanha no Posto T-10, Setor Bueno, em Goiânia. Além de outras citações de valores transferidos.
Então, no campo da hipótese, pelo rumo da crise, é bastante plausível que há possibilidade de Pedro Wilson assumir o cargo de Senador.
Vamos aguardar os fatos e observar se a hipótese se confirma.
- Quer opiniar?
- Concorda com a tese ou não?
- Espero seu comentário
Altair Tavares
Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: altairtavares@diariodegoias.com.br .

