A música e a representatividade se unem na trilha sonora oficial da ExpoTEA 2025, o maior evento gratuito do mundo voltado ao autismo e às pessoas com deficiência (PCD). A canção, intitulada “Quebra-Cabeça”, foi composta e produzida pelo DJ goiano HeyDoc!, em parceria com a cantora e compositora Bia Lasmar, e busca traduzir em som o espírito inclusivo e acolhedor da conferência.
Com uma sonoridade que mistura house music com vocais suaves e letra positiva, a faixa entrega uma mensagem de força interior e aceitação, refletindo o propósito do evento: celebrar a diversidade e a neurodiversidade. “Eu quero espalhar essa conscientização o máximo que eu puder, e também providenciar um exemplo de força. Por mais que a carreira na música eletrônica seja difícil pra mim, limitado socialmente pelo autismo, eu não desisto”, conta HeyDoc!.
A parceria com a ExpoTEA nasceu de forma natural, impulsionada pela relação próxima do artista com a causa. Nomeado embaixador oficial do evento, HeyDoc! mergulhou em todas as etapas da produção da concepção à finalização, com o objetivo de criar uma faixa “animada, acessível e confortante”.
“Ter como parceiro o que vai ser o maior congresso de autismo do mundo é muito forte. É a melhor forma de alcançar mais pessoas, inclusive aquelas que ainda não têm diagnóstico e podem se conhecer depois disso”, destaca.
A composição original de Bia Lasmar, centrada em autoconfiança e segurança, ganhou uma roupagem mais dançante e moderna com a produção de HeyDoc!, sem perder a leveza e a emoção. O resultado é uma música que convida à reflexão e à celebração da individualidade.
HeyDoc!: música, autismo e superação
Por trás do nome artístico está Elias Augusto Gabriel, um ex-estudante de medicina que trocou o jaleco pelas pickups e transformou sua vivência no espectro autista em combustível artístico. Unindo música eletrônica, ativismo e empatia, o DJ tem se tornado referência na inclusão e valorização da neurodiversidade dentro da cena eletrônica brasileira.
Em 2024, HeyDoc! participou da ExpoTEA com palestra e performance, e emocionou o público no espetáculo “Sinfonia do Silêncio”, em parceria com a Orquestra Sinfônica de Goiânia e o maestro Soliel-Son Goeth, também autista. O projeto se tornou uma das ações mais marcantes de conscientização sobre o autismo no Centro-Oeste.
Com apenas 27 anos, HeyDoc! acumula lançamentos por gravadoras internacionais como Confession, Dirtybird, HUB Records e Virgin, além de passagens por grandes festivais e clubes, como Laroc, Surreal Park, House Mag Festival e Abstract Festival. No exterior, já se apresentou em Ibiza, Canadá, Estados Unidos, Tailândia e Mianmar.
Atualmente, o artista prepara o lançamento da versão em inglês de “Quebra-Cabeça”, com o objetivo de levar a mensagem da ExpoTEA e da neurodiversidade a novos públicos ao redor do mundo. “A arte é o elo que conecta empatia e transformação. É através dela que eu encontrei minha voz e quero que outras pessoas encontrem as delas também”, resume o DJ.
Elysia Cardoso
Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019

