O embate jurídico do registro de candidaturas e coligações em Aparecida de Goiânia terá um dos pontos mais polêmicos a iniciativa da coligação do prefeito Gustavo Mendanha que registrou coligação com o PSD e outros 18 partidos (Com o PROS, serão 19). A polêmica reside no fato de que o partido que é presidido por Vilmar Rocha havia lançado a candidatura de Veter Martins, que é o atual vice prefeito.
Na prática, vai para julgamento da Justiça Eleitoral o registro da Ata do PSD que orienta a coligação com o MDB de Gustavo Mendanha. Em nota, a coligação de Mendanha informou sobre o registro e explicou a substituição do pastor Romeu Ivo pelo vereador Vilmar Mariano.
Ao Diário de Goiás, o vice Veter Martins informou que foi feita uma nova Ata da convenção após a intervenção partidária que teria anulado o mesmo documento utilizado pela coligação de Mendanha. Assim, fará o registro da candidatura a prefeito de Aparecida de Goiânia com a coligação entre o PSD, DEM, AVANTE, PTB, PP, PV, PSC e PMN.
O conflito, então, atinge também o duplo registro do PP e do PV nas duas candidaturas.
Até o final da tarde de 24/09, o TRE registrava apenas as candidaturas a prefeito do MDB e do PSOL com Bruno Felipe.
NOTA
A coligação Aparecida é Certeza, formada por MDB e 18 partidos, esclarece que realizou nesta quarta-feira, 23, o registro de candidatura da chapa majoritária nas eleições de 2020. Explica que seguindo a norma eleitoral, consta no registro a ata da convenção do dia 15, onde está listado o nome do então pré-candidato a vice-prefeito, Romeu Ivo. Trata-se de uma comunicação meramente formal a justiça eleitoral, e a substituição ocorrerá em ato continuo onde será comunicado oficialmente o nome do vereador Vilmar Mariano como candidato a vice-prefeito, conforme informado no dia 18 de setembro.
Compõem a chapa PL / PMN / PSD / PODE / PSL / PSB / MDB / PATRIOTA / PP / PTC / REPUBLICANOS / PMB / PSDB / PV / DC / PT / SOLIDARIEDADE / PC do B / PDT.
O PROS, que abriu mão da pré-candidatura do deputado estadual Cairo Salim à Prefeitura, também será adicionado à Coligação.
Altair Tavares
Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .