Andrey Azeredo é o 18º integrante do grupo dos vereadores novatos. Após várias reuniões nesta quarta-feira (28), os componentes fizeram uma votação por unanimidade o nome do peemedebista ganha peso para a eleição da Mesa Diretora da Câmara.
O grupo começou com 13 novatos. Aos poucos outros nomes foram aderindo. O primeiro veterano a incorporar o grupo foi Paulinho Graus (PDT). Logo depois, outros parlamentares também ingressaram. Com a chegada de Andrey Azeredo, o grupo dos novatos passa a ter a maioria dos votos.
Conforme adiantado pelo Diário de Goiás ainda nesta terça-feira (27), o vereador Anderson Sales (Bokão) destacou a possibilidade da chegada de nomes do PMDB e de outros partidos para o grupo, mas que seria preciso aceitar algumas condições colocadas, entre elas a de promover práticas diferentes.
“Nós estamos nos reunindo para fazer uma Câmara diferente. Uma Câmara que tenha credibilidade e respeito. Acabar com práticas ruins, práticas maldosas que vêm ocorrendo dentro do legislativo. Fizemos um pacto por Goiânia será colocado na mesa, será apresentado para o prefeito e para os vereadores”, afirmou Anderson Sales (Bokão) (PSDC).
Articulações
Vereadores de outros grupos constantemente procurados pela reportagem, têm se manifestado que não acreditam na consistência deste polo dos novatos. O Diário de Goiás apurou que membros de um grupo estão em outro. Não há neste momento uma definição clara dos apoios. Ainda podem ocorrer mudanças.
O Diário de Goiás também apurou que o discurso entre os vereadores novatos têm sido uniforme. No geral os novatos consultados pela reportagem dizem que se preocupam com fatores externos, mas que é preciso se unir no mesmo propósito. Eles admitem que há sim membros do grupo em outros polos. A argumentação dada é que todos precisam ser ouvidos.
Outras movimentações
A quarta-feira foi movimentada, o grupo liderado por Welington Peixoto (PMDB) e composto por mais sete vereadores, esteve no escritório do prefeito eleito de Iris Rezende. Houve manifestação do grupo para que Iris apoiasse Welington e que já estariam com 10 votos.
Já o vereador Milton Mercêz (PRP) também tem procurado fazer as articulações. O parlamentar é o nome mais forte fora do PMDB na disputa a presidente da Câmara Municipal de Goiânia. Até mesmo os concorrentes reconhecem que o parlamentar faz boa articulação. Milton procura adotar um discurso mais cauteloso. Ele procura articular entre vereadores da base do prefeito Iris e de oposição a ele.
Leia mais sobre a Câmara Municipal de Goiânia
Vereadores veteranos e novatos trocam acusações
Clécio desiste da disputa a Mesa Diretora da Câmara, após acordo entre vereadores do PMDB
Vereadores cedem pressão de servidores e comissão aprova venda de áreas
Câmara derruba veto e proíbe “garranchos” e receitas médicas “ilegíveis” em Goiânia