01 de setembro de 2024
Publicado em • atualizado em 23/10/2015 às 17:49

Governo avança em critérios para implantação de sistema de OS’s na Educação

A previsão do governo é de que em até 25% da rede estadual ocorra a mudança do modelo de gestão nas escolas estaduais, passando a ser administradas por Organizações Sociais (OS’s). A secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) avançou em critérios. As subsecretarias foram divididas em macrorregiões. No total 16 foram definidas, porém ainda não há definição sobre quantas delas o novo modelo será implantado a partir de janeiro.

“Está bastante avançado, é um processo muito complexo. Já estamos na reta final, definimos 16 macro regiões ao invés de trabalhar com 40 subsecretarias, juntamos em 16 macrorregiões que atendem mais ou menos o mesmo número de escolas, por exemplo, Goiânia e Aparecida não são mais duas, mas sim três macrorregiões e outras de menor porte foram juntadas. O critério do repasse financeiro já está definido. Até as metas do IDEB para 2016, 2017 e 2018 estão definidas”, explica a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira.

A secretária acredita que tudo deve ser definido com o retorno do governador Marconi Perillo a Goiás. A previsão é para que o chamamento das Organizações Sociais ocorra ainda a´te novembro.

“A gente vai tentar, é um processo longo que precisa passar por várias partes do governo, por exemplo, CGE, estamos correndo. Vai ser em 2016, só não sabemos se já começará em janeiro”, explica.