A pré-candidatura do prefeito de Anápolis, Antônio Gomide, a governador pelo PT foi aprovada durante a reunião do diretório regional do partido, em Goiás, no sábado, 25. Pelo calendário do partido, no dia 29 de março, o PT fará uma pré-convenção para confirmar a candidatura ou não.
Agora, Antônio Gomide está autorizado a percorrer o Estado de Goiás como pré-candidato. A agenda já começa neste domingo, 26, em Anápolis. Ele vai reunir-se com prefeitos e vices do PT e com prefeitos próximos à cidade anapolina.
A decisão do PT, com o reconhecimento e a formalização da pré-candidatura de Gomide, é acionar as negociações com partidos aliados com o nome do prefeito.
A prioridade continua sendo a construção da aliança com partidos aliados à presidente Dilma Roussef.
É fato que a formalização da candidatura dentro do PT é consequência da exigência feita pelo empresário Júnor Friboi pela oficialização da candidatura dele no PMDB. A negociação, agora, vai para o próximo passo.
Quem vai ceder?
Não há dúvida que o prefeito de Anápolis, Antônio Gomide, entrou num patamar político mais alto com o reconhecimento da pré-candidatura pelo PT.
A resolução do PT, como era de se esperar, tece diversas críticas à atual administração do governo de Goiás e deve provocar reações por parte dos marconistas.
Veja o documento abaixo:
RESOLUÇÃO DA REUNIÃO DO DIRETÓRIO REGIONAL DO PT/GO EM 25/01/14, EM GOIÂNIA
(Foto: Ana Gabriela)
Altair Tavares
Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .