O Parque Agropecuário Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, recebe de quinta-feira (7) a domingo (10) o Festival Goiás Gastronomia, maior evento do setor no Estado. Realizado pelo Sistema Fecomércio Sesc e Senac, por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) e do Sintur, o festival ocupa uma área de mais de 3 mil m² e reúne alta gastronomia, cultura popular, inclusão social e capacitação profissional em uma imersão sensorial única.
Com entrada gratuita mediante ingresso solidário pelo Sympla e doação de 1kg de alimento não perecível (destinado ao programa Sesc Mesa Brasil), o evento movimenta toda a cadeia produtiva do turismo e da gastronomia, conectando produtores artesanais, chefs renomados e restaurantes de diferentes estilos, além de apresentar atrações culturais, oficinas, palestras e uma estrutura acessível.
De Vila Boa aos sabores do mundo
Inspirado na Cidade de Goiás, o festival traz uma réplica da tradicional Rua Moretti Fogaça, com direito à Casa de Cora Coralina, coreto e ambientação cenográfica que transportam o público para a antiga capital. A estrutura inclui duas cozinhas-show, o Laboratório Senac, auditório, brinquedoteca, palco sunset e palco principal.
A programação inclui o projeto “Goiás Queijo e Vinho”, apresentações culturais como o Grupo de Cordas da Orquestra Sinfônica de Goiânia e Los Comparsas, além de espetáculos de dança, teatro e shows de artistas como Maria Eugênia, Grace Carvalho, André Mols, Big Band, Casa Bizantina, Heróis de Botequim, Banda Venosa, entre outros.
Os visitantes poderão experimentar delícias de mais de 35 operações gastronômicas, que vão da alta gastronomia à comida de rua e boteco. Destaque para a presença do restaurante Mocotó (SP) e para a curadoria do embaixador Ian Baiocchi, que também participará de mesas-redondas e oficinas com chefs locais e nacionais.
Inclusão e capacitação
O evento também se destaca pelo compromisso com a inclusão e acessibilidade. A estrutura contempla brinquedoteca, sala azul para pessoas com TEA, tradução em libras nas aulas-show e treinamentos contra o capacitismo no atendimento, este último conduzido pelo jornalista e influencer Brazil Nunes, PCD e palestrante, que ministrou formação para a equipe organizadora.
“É com grande alegria que estamos ofertando mais uma experiência imersiva, onde o público poderá vivenciar oportunidades únicas de conhecer receitas novas e aprender com chefs renomados”, afirmou o diretor regional do Sesc e Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim.
Turismo como motor da economia
Segundo o presidente do Sistema Fecomércio Sesc e Senac Goiás e vice-presidente da CNC, Marcelo Baiocchi, o objetivo é transformar o festival em um marco nacional para o turismo gastronômico. “Movimentamos toda a cadeia turística, gerando visibilidade, emprego, renda e fortalecendo a economia goiana”, declarou.
O evento também é considerado um projeto-piloto para a promoção do MotoGP, que será realizado em Goiás em março de 2026. A organização e produção do Festival é assinada pela São Bento Produções e Eventos, com correalização da Revista Prazeres da Mesa, Mundo Mesa, SGPA e Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo.
Elysia Cardoso
Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019

