02 de setembro de 2024
Publicado em • atualizado em 05/07/2023 às 10:02

Goiânia recebe espetáculo de dança sensorial para crianças com deficiência visual

Aldeia Sesc de Artes apresenta espetáculo sensorial para crianças com deficiência visual (Foto Sesc Goiás).
Aldeia Sesc de Artes apresenta espetáculo sensorial para crianças com deficiência visual (Foto Sesc Goiás).

Nesta quarta-feira (5), o Centro Cultural Marietta Telles Machado, em Goiânia, vai receber um espetáculo sensorial de dança para crianças com deficiência visual, a partir das 14 horas. A atração “Tandan!” é parte da programação da 10ª edição da Aldeia Sesc de Artes e traz a experiência inovadora para as crianças, permitindo que cada uma delas possa experimentar individualmente o espaço, tempo, sonoridades, texturas e a ludicidade no contato direto com as bailarinas e bailarinos.

De acordo com a organização do espetáculo, cada criança vivencia uma sessão individual, conduzida pelo elenco, entrando também em uma instalação sonora e tátil. O espetáculo já passou por 17 estados brasileiros e agora será apresentado pela primeira vez em Goiânia por meio da Aldeia Sesc de Artes, que também realizará uma oficina de livros e jogos lúdicos sensoriais.

Segundo o diretor do espetáculo, Marcelo, o trabalho nasceu a partir de uma pesquisa, com o desejo de criar um espetáculo para essas crianças com deficiência visual.

“Existem poucos espetáculos de dança para crianças e eles são feitos valorizando essa questão da visibilidade, por isso criamos o Tandan!, que é um espetáculo que não prioriza a visualidade, então tornamos o acesso mais fácil para as pessoas que já não tem visão. No caso das crianças, sejam elas com algum nível de deficiência visual ou completamente cegas também”, explica.

Para o diretor regional do Sesc e Senac, Leopoldo Veiga Jardim, o Sesc sempre busca valorizar a acessibilidade e nada melhor do que trazer para essa edição um espetáculo capaz de abranger as crianças com deficiência visual.

“A gente traz durante a Aldeia algumas atrações com intérpretes de Libras e agora trouxemos uma apresentação lúdica e sensorial para crianças com deficiência visual e assim, aos poucos vamos abrindo cada vez mais espaço para a inclusão social na cultura”, destaca.

Leia também: Projeto Estrelas do Araguaia divulga agenda de shows para o mês de julho; Confira

Pollyana Cicatelli

Jornalista e assessora de imprensa com pós-graduação em Comunicação Organizacional. Responsável pela editoria de cultura / diversão e colunista de turismo no Diário de Goiás. * Contato e sugestão de pauta: [email protected]