Dois fatos políticos importantes nesta semana: o primeiro, a entrevista do prefeito Iris Rezende (MDB), ao O Popular. O outro, a pesquisa da TV Record, que confere 59% de aprovação à administração do prefeito Gustavo Mendanha (MDB) em Aparecida de Goiânia.
No primeiro fato, Iris falou dos motivos pelos quais pode ser, ou não, candidato à reeleição. Historiou seu percurso, desde a campanha de 2014, passando por sua eleição em 2016, e as dificuldades encontradas nas finanças municipais. Enfatizou o feito, segundo ele, de arrumar a casa e deixar a prefeitura com “zero” dívidas em 2020. Iris disse que não pretende ser candidato a reeleição, que não vai indicar sucessor, mas dá todas as dicas de que o tocador de obras vai “mandar-brasa” em 2019 e 2020 a Deus pertence!
Nenhum politico é imbatível, e nem insubstituível. Mas a experiência política de Iris e a alegação de “ter as rédeas da prefeitura nas mãos”, são indicativos de que ele está se preparando para a sucessão municipal. Seu principal recado é interno, para o seu próprio partido, o MDB. Quer unidade. Não irá se bater com outros nomes. Espera do partido a fidelidade que teve com o mesmo em 2018. Noutras palavras, disse nas entrelinhas que é ele o condutor do processo na Capital. Arrumou a casa e quer os dividendos disso.
Em Aparecida de Goiânia o prefeito Gustavo Mendanha (MDB) está em ritmo acelerado. Fez investimentos importantes na saúde, com a construção do Hospital Municipal e treinamento dos profissionais de saúde com técnicos do conceituado hospital Sírio-Libanês.
Gustavo também segue na trilha dos seus antecessores, promovendo o fomento à industrialização e geração de empregos no município. Ele fez no ano passado o lançamento de mais um pólo industrial: o Complexo Empresarial Metropolitano Norberto José Teixeira (CEM), com área equivalente a 150 campos de futebol e 316 lotes destinados aos empreendedores.
Nesta semana, o prefeito foi apresentar em Curitiba, a convite da Huawei, gigante chinesa de telecomunicações, o projeto da Cidade Digital, que prevê tornar Aparecida de Goiânia uma cidade 5G, com a instalação de 540 km de fibra óptica, a ampliação do videomonitoramento da cidade com aquisição de 600 câmeras com olhos de águia para reconhecimento facial e de placas, implantação de 200 pontos de acesso livre e gratuito à Internet, e contratação de um data center próprio para o controle de gastos públicos. O investimento está estimado em R$ 56 milhões.
Pesquisa
A pesquisa TV Record/Real Time Big Data trouxe Gustavo com 44% de ótimo (13%) e bom (31%), 28% regular, 13% ruim, 12% péssimo e 3% não souberam opinar. Sua administração tem a aprovação de 59% dos aparecidenses, dos quais 42% consideraram que houveram melhoras na administração da cidade; sendo que para 43% a iluminação pública evoluiu; 42% concordaram que a educação e a saúde também melhoraram e 35% reconheceram que a gestão de Gustavo está fazendo mais na área de pavimentação asfáltica. A soma de todos estes números expressa a intenção de 43% dos eleitores do município em votar na reeleição do prefeito Gustavo Mendanha.
O levantamento foi realizado entre os dias 15 e 16 de março com 610 pessoas que moram e votam na cidade. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos para mais ou para menos.
Há o tempo de plantar e o tempo de colher.
Iris Rezende e Gustavo Mendanha estão com a roça pronta. E demonstram que não ficarão parados esperando outros fazerem a colheita.
Altair Tavares
Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .