22 de novembro de 2024
Publicado em • atualizado em 29/03/2018 às 16:02

Fofoca dentro das empresas, você sabe lidar com elas?

Leitores, dando continuidade aos desafios vividos diariamente nos ambientes corporativos quero compartilhar mais um texto que me utilizo muito quando estou em demandas que o assunto central é a fofoca, ação esta que consegue tirar as pessoas do eixo quando elas não conseguem lidar com o cenário pessoal e profissional chegando as vezes em até pedido de demissão!

Inicialmente as fofocas parecem inofensivas, mas elas comprometem a imagem profissional em níveis maiores que imaginamos, além de tornar tóxico o ambiente de trabalho.

Se seu passatempo preferido no trabalho é espalhar informações não oficiais sobre a empresa e a vida das pessoas que fazem parte dela, ATENÇÃO você já pode estar sendo taxado de fofoqueiro(a), e isso não é bom para sua carreira, se queremos evitar esse tipo de comportamento a história abaixo ajudará bastante!

 

AS TRÊS PENEIRAS

O aprendiz procurou seu mestre e disse-lhe que precisava contar-lhe algo sobre alguém. 

O mestre ergueu os olhos do livro que estava lendo e perguntou:

– O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?

– Três peneiras? – indagou o aprendiz.

– Sim! A primeira peneira é a da VERDADE. O que você quer me contar do outro é um fato? Caso só ouvido falar, a coisa deve morrer aqui mesmo.

Mas suponhamos que seja verdade. Deve, então, passar pela segunda peneira: a da BONDADE.

O que você vai contar é uma coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, ou a reputação do outro? Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar ainda pela terceira peneira: a da NECESSIDADE.

Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta?

 

Arremata o mestre:

– Se passou pelas três peneiras, conte! Tanto eu, como você e o outro iremos nos beneficiar.

Caso contrário, esqueça e silencie. Será somente uma fofoca, que irá envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre as pessoas ao nosso redor.

A lição com essa leitura é: questione seu interlocutor se o que irá falar é verdade, se é bom para vocês e para o negócio e se irá contribuir como algo extremamente necessario com os mesmos caso não, aprenda a colocar ponto finai na conversa e esperar as informações oficiais da empresa!

Ouça, silencie e mantenha o foco no seu trabalho, ou seja, faça o que precisa ser feito!

Desejo ter contribuído!

Boas prátias e até a próxima.

Rafaella Bessa.