25 de agosto de 2024
Publicado em

Festival Gastronômico Josephina’s une culinária regional com pratos inovadores, em Niquelândia

Este ano, a novidade é o queijo vegano feito do leite de barú. Foto: Reprodução
Este ano, a novidade é o queijo vegano feito do leite de barú. Foto: Reprodução

O 3º Festival Gastronômico Josephina’s – Comida de Tradição vai acontecer na próxima semana, em Niquelândia. De 07 a 09 de setembro a culinária regional apresentará sabores únicos com pratos inovadores.

Promovido pela Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (ACIN) e com apoio de diversos parceiros, o evento promete celebrar a herança culinária e a identidade da região de forma emocionante. Os sabores únicos, desde as Rapaduras de colher e a audaciosa tapioca “Maluquinho de Goiás” até o frescor do “Eldorado com baru e calda de manga” estarão entre as iguarias apresentadas.

Com efeito, os docinhos gourmet do cerrado e o encanto dos picolés, integram a comedoria com os Doces Josephina’s e a tradicional Paçoca de Senzala. O evento reunirá 28 estabelecimentos do setor de alimentação fora do lar e três cooperativas da agricultura familiar, totalizando 31 espaços para comercialização e exposição de produtos.

Além de sabores tradicionais, o festival será uma vitrine também para a inovação, para vivenciar experiências como as guloseimas veganas. O queijo do “leite de barú”, feito da castanha desse produto do cerrado, genuinamente brasileiro, foi batizado com o nome de Angatú, que na língua Tupi-guarani tem significados de “felicidade” e “bem estar” e promete conquistar paladares com seu sabor único.

A programação do Josephina’s deste ano está repleta de boas apresentações. Música de vários gêneros, apresentações culturais, cozinha show no “Desafio aos Chefs”, no preparo de receitas, “A Josephina mais Granfina”, oficina infantil com receitas de tradição, a participação do grupo de teatro Mamulengos, entre outras atrações.

Na edição anterior, o evento gerou uma média de R$ 250 mil em atividade comercial, atraindo cerca de 8 mil pessoas. Para este ano, o objetivo é superar tanto o número de participantes, quanto o volume de negócios realizados, visando um impacto ainda mais significativo.

Luana Cardoso

Luana

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.