O Festival de Catira de Silvânia, realizado pelo grupo “Os Considerados”, acontece nesta segunda-feira (07), a partir das 20 horas, no formato digital. Com duração aproximada de 45 minutos, o evento terá transmissão online com apresentações artísticas ao vivo da dança coletiva e popular do folclore brasileiro.
Conforme tradição, a catira é executada acompanhada por uma moda de viola, ritmo tradicional da música caipira, e por versos à capela cantados em duas vozes. Entre cada verso, o repique na viola caipira e no violão é executado, momento em que se dança a catira.
Durante a transmissão, o grupo “Os Considerados”, que atua há mais de duas décadas na disseminação da história da catira enquanto música popular, fará performances ao som dos clássicos Violeiro Solteiro, de Carreirinho e Zé Carreiro, Viola Caboclinha, de Dona Joana e Vô Orlando, e A Flor do Ipê, de Divina Maria Teixeira, entoados pelos violeiros João Régis & Renan.
Produtor do projeto, Luiz Fernandes destaca a importância em levar o evento ao público. “A catira é uma expressão folclórica de origem híbrida por conter influência africana, portuguesa, espanhola e indígena e faz parte das manifestações tradicionais do interior do Brasil e que, assim como todas as manifestações da cultura popular, merecem atenção, respeito e apoio para que possam alcançar outros territórios. Fomentar essa tradição é entregar para as novas gerações uma herança cultural rica pela sua história, origem, trajetória e tradição, além de buscar promover a continuidade, manutenção e ampliação dessa arte”, pontuou.
Com o apoio da Lei Aldir Blanc, da Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Estado de Goiás e do Governo de Goiás, o festival também conta com uma breve introdução sobre a tradição folclórica da catira, além de depoimentos sobre a origem e trajetória da dança da catira em Silvânia, no Estado de Goiás e no Brasil.
A transmissão da live pode ser acompanhada no perfil do grupo “Os Considerados” no Instagram, com interpretação da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).