O Festival de Catira de Silvânia, realizado pelo grupo “Os Considerados”, acontece nesta segunda-feira (07), a partir das 20 horas, no formato digital. Com duração aproximada de 45 minutos, o evento terá transmissão online com apresentações artísticas ao vivo da dança coletiva e popular do folclore brasileiro.
Conforme tradição, a catira é executada acompanhada por uma moda de viola, ritmo tradicional da música caipira, e por versos à capela cantados em duas vozes. Entre cada verso, o repique na viola caipira e no violão é executado, momento em que se dança a catira.
Durante a transmissão, o grupo “Os Considerados”, que atua há mais de duas décadas na disseminação da história da catira enquanto música popular, fará performances ao som dos clássicos Violeiro Solteiro, de Carreirinho e Zé Carreiro, Viola Caboclinha, de Dona Joana e Vô Orlando, e A Flor do Ipê, de Divina Maria Teixeira, entoados pelos violeiros João Régis & Renan.
Produtor do projeto, Luiz Fernandes destaca a importância em levar o evento ao público. “A catira é uma expressão folclórica de origem híbrida por conter influência africana, portuguesa, espanhola e indígena e faz parte das manifestações tradicionais do interior do Brasil e que, assim como todas as manifestações da cultura popular, merecem atenção, respeito e apoio para que possam alcançar outros territórios. Fomentar essa tradição é entregar para as novas gerações uma herança cultural rica pela sua história, origem, trajetória e tradição, além de buscar promover a continuidade, manutenção e ampliação dessa arte”, pontuou.
Com o apoio da Lei Aldir Blanc, da Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Estado de Goiás e do Governo de Goiás, o festival também conta com uma breve introdução sobre a tradição folclórica da catira, além de depoimentos sobre a origem e trajetória da dança da catira em Silvânia, no Estado de Goiás e no Brasil.
A transmissão da live pode ser acompanhada no perfil do grupo “Os Considerados” no Instagram, com interpretação da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
Mel Castro
Jornalista pela PUC Goiás, com vasta atuação em política regional e nacional.

