Reconhecida como a maior produtora de mandioca de Goiás, a cidade de Bela Vista recebeu o primeiro Festival da Mandioca, entre os dias 21 e 23 de abril. De acordo com a prefeita do município, Nárcia Kelly, o evento aconteceu para valorizar as raízes, a tradição e a cultura relacionada ao plantio e à gastronomia feita com a mandioca.
A programação musical da festa atraiu grande público para o show de Humberto & Ronaldo, que se apresentaram na sexta-feira (21), Felipe Araújo, que subiu ao palco no sábado (22) e Amado Batista na companhia de diversos artistas locais, que fecharam o domingo (23).
No dia 21 de abril, o o vice-governador Daniel Vilela prestigiou a abertura do festival e afirmou que já o considera um marco para o município e que poderá integrar a programação cultural do estado.
Leia também: O Maior Inter: Festival universitário terá shows com Pabllo Vittar, Ludmilla e Djonga
“A prefeita Nárcia Kelly é empreendedora e esse festival é mais uma demonstração do dinamismo da gestão dela”, destacou Vilela.
Durante o evento, a prefeita de Bela Vista relembrou a importância da mandioca, já que é brasileira e fonte de alimentação no país desde antes da colonização portuguesa.
“Essa raiz é fácil de plantar e possui alto valor nutricional. Por isso, é conhecida, além de macaxeira e aipim, como pão dos pobres”, ressaltou, emocionada.
Com previsão de receber cerca de 15 mil pessoas para os três dias de festa, a organização do evento foi surpreendida.
“Foram 24 mil pessoas, segundo levantamento da Polícia Militar. A praça José Lobo ficou lotada. As pessoas curtiram muito a festa e os comerciantes ficaram muito felizes com o volume de vendas”, ressalta a prefeita Nárcia Kelly.
Os números do festival ainda estão sendo apurados, mas até o fechamento da reportagem, segundo levantamento parcial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município, os estandes de vendas movimentaram mais de R$300 mil durante o evento.
“Além disso, a rede hoteleira de Bela Vista esteve com lotação máxima durante o festival e o comércio local ficou aquecido. Vários estabelecimentos aderiram voluntariamente a uma campanha de descontos para os consumidores que utilizavam a senha ‘mandioca’ no momento da compra”, ressaltou a prefeita, que relembra, ainda, que o festival foi praticamente todo custeado com recursos de patrocinadores. “A prefeitura de Bela Vista arcou com apenas 10% do valor, que é a contrapartida obrigatória no caso de recursos obtidos via editais, como foi o caso da Lei Goyazes e da Goiás Turismo”, ressaltou a prefeita.
Gastronomia
O Festival da Mandioca contou com 40 estandes, que dispuseram de uma infinidade de pratos e produtos feitos com mandioca e seus derivados, além de alimentos consumidos com mandioca. O público adulto e infantil também teve acesso a oficinas ministradas, onde aprenderam receitas práticas, nutritivas e econômicas.
Esporte e competição
O evento também foi marcado por um passeio ciclístico, que aconteceu para inaugurar a Trilha da Mandioca – um percurso de 25 km que atravessa áreas de mandiocais na zona rural do município.
Uma competição também garantiu a diversão dos participantes, que precisaram arrancar e descascar mandioca, além de comer coxinhas com massa feita com o alimento.
Próxima edição do Festival da Mandioca
A segunda edição da festa acontecerá em abril de 2024. A organização do festival ainda não divulgou as datas, mas afirma que as parcerias que garantiram a primeira edição devem continuar.
“Com o apoio do governo do estado, vamos inserir o Festival da Mandioca definitivamente no calendário cultural de Bela Vista e, se tudo der certo, de Goiás”, afirma a prefeita Nárcia Kelly.
Leia também: Confira as novidades, estrutura e programação da Pecuária de Goiânia 2023
Pollyana Cicatelli
Jornalista e assessora de imprensa com pós-graduação em Comunicação Organizacional. Responsável pela editoria de cultura / diversão e colunista de turismo no Diário de Goiás. * Contato e sugestão de pauta: [email protected]