02 de setembro de 2024
Publicado em • atualizado em 29/06/2023 às 10:30

Exposição de fotos dos povos do Alto Xingu pretende preservar cultura local

Imagens demonstram cultura de povos do Alto do Xingu (Foto Rosa Bernardo).
Imagens demonstram cultura de povos do Alto do Xingu (Foto Rosa Bernardo).

Até o dia 28 de julho, o Memorial Íris Rezende (Casa de Vidro), em Goiânia, segue com a exposição “Alteridade: Representações e Abstrações”, da fotógrafa e cineasta goiana, Rosa Berardo. Composta por 40 fotografias, a mostra tem a curadoria de Antônio da Mata e traz a retrospectiva de um trabalho inédito realizado entre 1985 e 1992 com várias etnias dos povos do Alto Xingu.

No local é possível conferir imagens feitas com película em preto e branco e também com câmera digital, mais atuais. De acordo com a organização da exposição, o objetivo da exposição é mostrar para a sociedade o quanto os povos xinguanos, principalmente os Kamayurá, estão lutando para manterem a cultura. 

“A minha expectativa é que as pessoas valorizem a importância das culturas e etnias, que estão no território brasileiro. Espero que possamos olhar para as nossas origens e valorizarmos esses grupos étnicos. Pois, eles têm um árduo trabalho para preservarem a sua identidade”, enfatiza Rosa Berardo.

Leia também: Exposição fotográfica acontece em homenagem a 15 personalidades LGBTQIA+ em Goiânia

Pollyana Cicatelli

Jornalista e assessora de imprensa com pós-graduação em Comunicação Organizacional. Responsável pela editoria de cultura / diversão e colunista de turismo no Diário de Goiás. * Contato e sugestão de pauta: [email protected]