Entre os dias 9 e 11 de dezembro o Shopping Cerrado vai sediar a Expo Facas 2022, no piso 1. A feira recebe, com entrada gratuita, os amantes da cutelaria – arte e ofício que consiste na fabricação de utensílios metálicos de corte, como facas, canivetes, adagas, machados, punhais e navalhas, entre outros.
Com cerca de 70 expositores, o evento terá venda de peças de corte, apresentação de forjamento, workshop de afiação, desafio de cuteleiros, homenagens e premiações. A terceira edição da Expo Facas terá representantes de onze estados brasileiros, além da Argentina e do Uruguai.
Apresentação de forjamento
Nos três dias de evento, o público terá a chance de conferir a arte da cutelaria de perto, tanto na área de exposição, quanto nas sessões ao vivo de transformação do metal em faca. Na sexta-feira (9) e no sábado (10), as apresentações de forjamento acontecerão às 15 e às 18 horas, enquanto no domingo (11) será às 13 horas.
Workshop de afiação
Para quem tem interesse em aprender a afiar facas com qualidade e precisão, o Expo Facas 2022 também contará com workshops de afiação na sexta-feira (9), às 14 e às 20 horas, e no sábado (10), às 15 e às 18 horas. A atividade é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia.
Desafio de cuteleiros
O evento ainda terá um desafio de cuteleiros, onde será testada a velocidade dos artistas para a finalização da faca utilizando equipamentos profissionais. No sábado (10), a disputa acontecerá às 14, 16, 19 e 21 horas. Já no domingo (11), além da competição que está marcada para às 14 horas, também será realizada a entrega dos troféus para os três cuteleiros que garantirem a melhor pontuação em rapidez e técnica utilizada.
Homenagens e premiações
No sábado (10), às 13 horas, acontecerá uma homenagem a três colecionadores brasileiros reconhecidos por sua participação e fomento no mercado de cutelaria. Também haverá uma premiação para as melhores facas expostas no evento, nas seguintes categorias: iniciante, gaúcha, caça, bowie, campo, cozinha, canivetes (tático), canivetes (tradicional), brut, integral, adaga e colaboração. A melhor arte nos metais Damasco, Carbono e Sanmai ainda poderá acumular uma segunda premiação.
Leia também: Shopping Cerrado terá programação especial de Natal
Pollyana Cicatelli
Jornalista e assessora de imprensa com pós-graduação em Comunicação Organizacional. Responsável pela editoria de cultura / diversão e colunista de turismo no Diário de Goiás. * Contato e sugestão de pauta: [email protected]