O futebol brasileiro de luto, na tarde desta quinta-feira (17), morreu o ex-centroavante Gaúcho que defendeu com destaque o Flamengo e o Palmeiras.
Luís Carlos Tóffoli, o Gaúcho como era conhecido tinha 52 anos e foi vítima de um câncer de próstata. Ele era natural da cidade de Canoas-RS e começou a carreira nas categorias de base do Flamengo onde marcou 98 gols.
Ele foi o camisa 9 do clube na conquista do título brasileiro em 1992, no time que tinha Júnior, Zé Carlos e Júlio César Imperador.
Gaúcho jogou ainda pelo XV de Piracicaba, Grêmio, Verdy Kawasaki, voltou ao Flamengo, defendeu Santo André, Fluminense, Ponte Preta e Atlético Mineiro.
Seu último clube foi o Anápolis em 1996, onde foi vice-campeão goiano. Ele participou da campanha da equipe que chegou a decisão contra o Goiás.
Um fato que chamou a atenção na carreira de Gaúcho aconteceu no Maracanã. Jogando pelo Palmeiras, curiosamente em um jogo contra o Flamengo, ele defendeu dois pênaltis após um empate no tempo normal. O goleiro Zetti, machucou-se e todas as alterações já tinham sido feitas. O duelo foi válido pelo Brasileiro de 1988, e as partidas que terminavam em igualdade eram decididas nas penalidades.