24 de novembro de 2024
Publicado em • atualizado em 11/07/2024 às 17:34

Evento de cutelaria Goiânia Knife Show acontece na capital entre 12 e 14 de julho; confira

O evento de cutelaria profissional acontece em Goiânia, dos dias 12 a 14 de julho. Foto: Divulgação
O evento de cutelaria profissional acontece em Goiânia, dos dias 12 a 14 de julho. Foto: Divulgação

Amantes de facas, canivetes e espadas poderão aproveitar evento voltado para cutelaria profissional que acontece na capital neste final de semana para imergir neste universo. Entre os dias 12 a 14 de julho, o Goiânia Knife Show, traz exposição e vendas de facas e de insumos para a cutelaria e churrasco, desafios e concursos para cuteleiros, gastronomia, shows e outras atrações.

O evento acontecerá na Villa Cavalcare. Os ingressos já estão à venda aos preços de R$30, com direito a meia-entrada para crianças de até 12 anos, e podem ser adquiridos, clicando aqui. O Goiânia Knife Show está sendo organizado pelo empresário do ramo automobilístico Walter Miguel de Oliveira Motta, que desde 2018 passou a conhecer o mundo da cutelaria e se apaixonou por ele. Hoje ele tem mais de 300 peças em sua coleção particular, avaliada em mais de R$ 2 milhões.

Demonstração de forja de faca. Créditos: Divulgação

Walter conta que chegou ao mundo da cutelaria por acaso, em busca da restauração do facão de seu avô. “Ele gostava muito dessa peça, que acabou ficando comigo após sua partida. Minha motivação era puramente sentimental”, conta. Quando conversei com o cuteleiro – que ele nem sabia que tinha este nome – soube da qualidade superior do facão do avô, o que lhe despertou a curiosidade.  

Universo de opções

“Cada peça é única, porque seu processo de produção é artesanal e com uso de materiais nobres”, explica o organizador do evento, Walter Motta. A habilidade do cuteleiro – e seu consequente prestígio no ramo – também contam na hora de se estabelecer o valor, assim como o tempo para se desenvolver a peça. “Algumas levam mais de seis meses, dada a busca por um resultado singular, único”, explica.

Walter relata que os cabos podem ser feitos de materiais exóticos, o que inclui marfim de mamute e até chifres de cervo argentinos – sempre com autorização dos órgão reguladores. Para a confecção da lâmina, vários tipos de aços podem ser usados, desde o de carbono, que é mais comum, que pode ser associado ao níquel, resultando no aço damasco que geram desenhos de padrões únicos. No processo de produção, embora se possa se prever um estilo, cada desenho obtido é sempre uma revelação, uma surpresa. 

Tipos diversos de facas exibido em exposição de cutelaria. Créditos: Divulgação

O mercado é vasto. Os cuteleiros também fazem uso de aço de titânio, considerado o mais resistente e também o de inox, que não enferruja. Adornos em pedras preciosas, inclusive o brilhante, podem fazer parte da peça, assim como assinatura em ouro. Estes são alguns exemplos que mostram a diversidade de uso e de modelos deste objeto, cuja produção artesanal tem nome e vem ganhando cada vez mais espaço. De acordo com os cuteleiros, são mais de 100 tipos diferentes.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país já tem 2.300 cuteleiros profissionais registrados. Mesmo tão nichado, a cutelaria artesanal movimenta cerca de 10 milhões de reais por ano.

Programação do Goiânia Knife Show

No evento, o público terá oportunidade de conhecer novidades do mercado, conversar com colecionadores e empresários da área, e trocar figurinhas sobre a paixão em comum. “O público conhecerá toda esta diversidade que estará sendo exposta pelos cuteleiros, além de entender mais o processo de produção das facas, seus usos diversos, inclusive para defesa pessoal. Cuteleiros profissionais e reconhecidos nacionalmente estarão conosco. Nossa programação inclui ainda muita música e gastronomia”, convida o idealizador do Knife Show. 

Confira abaixo a programação completa:

Sexta-feira – 12/07

15:00 – Recepção de cuteleiros e concurso das melhores facas 

17:00 – Abertura dos portões para o público e da praça de alimentação

18h – Julgamento das melhores facas –  O corpo de jurados é composto de nomes reconhecidos no segmento: MS Dionatan Franco, JS Ismael Biegelmeier, JS André Klen, Rick Lala. 

19:00 – Anúncio das melhores facas e entrega de premiação aos vencedores 

20:00 –  Show de abertura – A dupla sertaneja Léo Reis e Bruno são do interior do estado e traz um repertório raiz, cheio de modas de viola. Os cantores também têm composições próprias.

21:00 – Show da noite – Dixie Hills

A banda apresenta influências do country, blues, rockabilly e bluegrass, com o comando dos músicos Gustavo Rocchi, André Montel e Rafael Lima, que iniciaram sua trajetória em São José do Rio Preto (SP), no ano de 2010, mas desde 2013 se apresentam em Goiânia, com uma pegada de country rock e covers de grandes nomes do cenário musical mundial.

Sábado – 13/07

09:00 – Abertura dos portões para o público 

10:00 às 12:00 – Desafio da forja

Neste desafio, cuteleiros irão forjar uma faca ao vivo, usando o forno e bigorna. O objetivo é dar forma ao perfil da faca em 45 minutos. As inscrições são feitas no local e são limitadas a 12 participantes.

11:00 – Abertura da praça de alimentação

13:00 às 14:00 – Desafio da pista de corte 

Neste desafio, a faca do cuteleiro é colocada à prova de resistência para avaliar seu fio. Os testes envolvem o corte de uma tábua de madeira, uma corda, bola de tênis e folha de papel. As inscrições são feitas no local e são limitadas a 15 participantes.

15:00 – Workshop Aplicação do Ikoma Korth Bearing  System (IKBS) com Rick Lala

Rick Lala é um dos principais nomes na área de canivetes e vai falar sobre o sistema de rolamento para canivete desenvolvido por ele e adotada mundialmente. Duração: 40 minutos, aberto ao público.

18:00 – Show de abertura –  Gustavo Rocchi 

O vocalista da banda Dixie Hills irá fazer uma apresentação de voz, violão e gaita. Irá apresentar influências do country, Folk , clássicos regionais e internacionais. 

20:00  Show com Sandro Reis 

Natural de Aracaju, Sandro Reis possui mais de 20 anos de carreira e canta sertanejo e um estilo musical nordestino. Sua trajetória inclui participações nas bandas nordestinas Jam Bahia, Grupo Amassa, Big Boys, Pássaro Livre e Asas Morenas

Domingo –  14/07

09:00 – Abertura dos portões para o público

10:00 às 12:00 – Desafio da forja (continuação)

Neste desafio, cuteleiros irão forjar uma faca ao vivo, usando o forno e bigorna. O objetivo é dar forma ao perfil da faca em 45 minutos. As inscrições são feitas no local e são limitadas a 12 participantes.

11:00 – Abertura da praça de alimentação 

14:00 – Workshop Buril Pneumático – com Rodrigo “Engraver”

Rodrigo Silva, mais conhecido como Rodrigo “Engraver”, é pioneiro e especialista no uso da ferramenta buril pneumático, e  atua há 15 anos como engraver. No workshop, irá mostrar aos cuteleiros como a ferramenta pode ajudar no desenvolvimento artístico das peças artesanais. Duração: 40min, aberto ao público.

16:00 – Workshop Defesa Pessoal e Combate com Facas com Rogério Roscio 

Rogério Almeida Roscio é instrutor de defesa pessoal pela Escola Superior de Polícia Civil de Goiás e pela Gerência de Ensino da Polícia Científica de Goiás. Ele também é instrutor de Kali Silat, um sistema de combate filipino que utiliza as lâminas. Duração: 30 minutos, aberto ao público.

16:30 – Premiação do melhor forjador e pista de corte 

17:00 – Show da noite com a Banda Toca Rock  

A Banda Toca Rock é uma formação recente no cenário musical goiano que tem conquistado cada vez mais público por seu estilo autêntico de interpretar o rock.  Suas inspirações são clássicos do rock nacional e ícones internacionais como Led Zeppelin, Guns’n Roses, Nirvana, Audioslave, Jimi Hendrix e Slash

Luana Cardoso

Luana

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.