Paulo Henrique da Silva, estudante do curso técnico integrado em Cozinha, do Instituto Federal de Goiás (IFG), ganhou o prêmio Dólmã de Gastronomia, na categoria regional/Goiás. A entrega da estatueta, que é considerada o Oscar da Gastronomia e ocorreu no dia 12 de agosto, em Macapá.
Com o Dólmã em mãos, Paulo assume o posto de embaixador da gastronomia goiana, título que foi concedido em 2021 a Alcyr Viana Neto, professor do curso técnico em cozinha do campus, que também é um dos seus incentivadores.
Para ganhar o prêmio, Paulo participou e venceu o Festival Enchefs Goiás, na categoria cozinheiro profissional, realizado no Campus Goiânia, no mês de junho. Na ocasião, ele apresentou o prato inspirado no bioma Cerrado, o “Ceviche do litoral ao Cerrado”, composto por filé de caranha, beterraba, cagaita, pimenta rabo-de-macaco, cará-moela, limão, gengibre, mel, azeite de buriti, água do mar potável e nitrogênio líquido.
A premiação reuniu cozinheiros de todo o Brasil. Para conquistar o Dólmã, os candidatos foram julgados por seus currículos e por uma comissão de chefs renomados, além da votação popular realizada pela internet.
Pollyana Cicatelli
Jornalista e assessora de imprensa com pós-graduação em Comunicação Organizacional. Responsável pela editoria de cultura / diversão e colunista de turismo no Diário de Goiás. * Contato e sugestão de pauta: [email protected]