02 de setembro de 2024
Publicado em • atualizado em 10/04/2014 às 20:20

Estrutura de pré-campanha de Friboi faz propaganda contra Iris: ..”É frágil”

 A “Agência do Rádio”, empresa de rádioreleases com sede em Brasília, e que foi contratada pela assessoria da pré-campanha do empresário Júnior Friboi (PMDB), tem feito propaganda contra Iris Rezende, companheiro de partido dele e também pré-candidato, em materiais enviados para a imprensa goiana.

Em release divulgado hoje, a Agência do Rádio afirma que Iris Rezende é frágil em intenção de voto e em alianças partidárias, afirma cientista político“.

 

No site da empresa (Clique aqui e veja), é possível ver vasto material de divulgação do empresário peemedebista, sendo que, no que se refere a Iris, os textos apontam um posicionamento contra Iris, com afirmações como:  “mesmo com sucessivas derrotas nas urnas, pretende concorrer às eleições de outubro desse ano”.

 

É possível ver nos releases, os seguintes trechos:

 

No que se refere à pesquisas eleitorais: 

É preciso analisar os resultados da pesquisa com cautela. Isto porque, em outro levantamento realizado pelo mesmo instituto e no mesmo mês, em 2010, o ex-prefeito aparecia com uma preferência de 38,5 por cento dos eleitores e perdeu as eleições para o governador Marconi Perillo”.

 

Sobre os apoios de Iris: 

“De acordo com o cientista político, Itami Campos, as últimas derrotas de Iris Rezende representam a fragilidade do ex-prefeito. Para Campos, apesar de tradição no partido, Iris está mais frágil hoje, do que em outras eleições. O cientista político destaca que Iris possui uma base de apoio político totalmente fragilizada.”

 

Abaixo, ao final, o texto de crítica à fragilidade de Iris Rezende. 

 


 VEJA O RELEASE COMPLETO (ACESSO AO CONTEÚDO NA AGÊNCIA DO RÁDIO AQUÍ):

 

GOIÁS:Iris Rezende é frágil em intenção de voto e em alianças partidárias, afirma cientista político

 

 
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Roteiro:
 

Tempo de áudio – 3min8seg

LOC/REPÓRTER: O ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende perdeu nas quatro últimas eleições para governador do estado. Mesmo com essas sucessivas derrotas nas urnas, Iris Rezende anunciou, nesta sexta-feira, que pretende concorrer às eleições de outubro desse ano. Com isso, o PMDB deve realizar, em junho, convenções estaduais para escolher entre o ex-prefeito e o empresário José Batista Júnior, o Júnior Friboi. O ex-governador Iris Rezende vai acatar a decisão da maioria do partido na convenção.

TEC/SONORA: Ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende

“Estou me colocando justamente como pré-candidato a convenção estadual. Quero dizer mais, o que a convenção estadual, em junho, decidir, eu acatarei com humildade. Mesmo que eu não tenha nela, o sucesso esperado.”

LOC/REPÓRTER: De acordo com Iris Rezende, ele resolveu colocar o nome à disposição do partido devido aos últimos resultados de intenção de voto. Segundo levantamento do Serpes/Popular, em uma pesquisa estimulada, Iris Rezende aparece em segundo lugar, com 26 por cento da preferência dos goianos. Mas, segundo cientistas políticos, é preciso analisar os resultados da pesquisa com cautela. Isto porque, em outro levantamento realizado pelo mesmo instituto e no mesmo mês, em 2010, o ex-prefeito aparecia com uma preferência de 38,5 por cento dos eleitores e perdeu as eleições para o governador Marconi Perillo. De acordo com o cientista político, Itami Campos, as últimas derrotas de Iris Rezende representam a fragilidade do ex-prefeito. Para Campos, apesar de tradição no partido, Iris está mais frágil hoje, do que em outras eleições. O cientista político destaca que Iris possui uma base de apoio político totalmente fragilizada.

TEC/SONORA: Cientista político, Itami Campos

“A fragilidade da base de apoio do Íris é maior do que nas outras eleições que ele terminou perdendo. Ele sai mais fraco não só na visão eleitoral de percentual de possíveis votos, como também na base de logística e apoio político partidário. Em 1998, quando ele perdeu para o Marconi, ele entrou também com alta percentagem, por volta de 50% de adesão de votos e termina perdendo para o Marconi.”

LOC/REPÓRTER: A pesquisa Serpes/Popular, divulgada no final do mês de março, apresentou uma evolução significativa do pré-candidato Júnior Friboi. Na pesquisa divulgada em outubro, ele tinha dois por cento da preferência dos eleitores e na de março ele subiu para 12,2 por cento das intenções de votos, no cenário estimulado. O aumento de dez pontos percentuais é resultado do intenso trabalho de Júnior Friboi pelo interior do estado, de acordo com especialistas.

Reportagem, Aline Reis

 Em outro material, a repetida afirmação do cientista política repetida como instrumento de propaganda. Veja

 

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .