Por Lisandro Nogueira(*), publicado no perfil dele no Facebook
Sintoma de um país: os apreciadores de Chico Buarque não conhecem o Cristiano Araujo; e os apreciadores do Araujo (milhões de pessoas) não conhecem o Buarque.
Você têm poucas oportunidades para comer “biscoitos finos” no mundo moderno massificado. As oportunidades são poucas e quase raras: um professor, uma aula, companhias antenadas, o contexto histórico favorável, podem abrir janelas impressionantes para a sensbilidade advinda da verdadeira experiência estética.
Em função das circunstâncias sociais e culturais, você pode se acostumar ou não ter outra opção: vai comer somente “biscoitos mabel” o resto da vida. É triste!!
E se você só tem essa opção na mesa, “biscoitos mabel”, agarre todas as oportunidades que aparecerem para comer um “biscoito fino”.
E quem aprecia “biscoito fino” jamais pode menosprezar ou humilhar quem ainda não teve a oportunidade de uma boa experiência estética. Seu dever é estimular, produzir, ensinar e batalhar arduamente para que as pessoas possam alargar seus horizontes para a sensibilidade artística (ouvir, ver, tocar, etc)
Uma boa experiência estética, contato com o belo, demanda tempo. Afinal formar o gosto é uma tarefa para uma vida toda.
Portanto, o problema não é ouvir acordes limitados, vozes duplas em falsetes e temas extremamente chorosos e superficiais. A grande questão é você ter a possibilidade de alargar sua sensibilidade estética e preferir ali permanecer.
* Em tempo: o comentário aqui é exclusivamente para refletir sobre a questão estética (o gosto). Afinal, gosto se discute, sim (ver os filósofos da estética);
* Em tempo 2: tenho o maior respeito pelo ofício dos cantores e compositores sertanejos. Os admiro pela garra e vontade. Mas arte e ofício são coisas bem diferentes.
(*) Lisandro Nogueira é professor da Univesidade Federal de Goiás e Dr. em Comunicação.
Altair Tavares
Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .