28 de agosto de 2024
Publicado em • atualizado em 25/11/2014 às 21:36

Esquenta clima na disputa da presidência da Assembleia

As eleições para a presidência da Assembleia Legislativa de Goiás serão realizadas no dia 1º de fevereiro do ano que vem data do início da nova legislatura. Entre os nomes cotados estão o dos deputados Henrique Arantes (PTB), Lincoln Tejota (PSD), José Vitti (PSDB) e o recém-eleito Francisco Oliveira (PHS).

Lincoln Tejota destacou que já conversou com o governador Marconi Perillo sobre o assunto e ele teria dito para que o deputado do PSD esteja livre para se colocar forte no processo. O parlamentar entende que o nome dele é o mais indicado para assumir a presidência da Casa.

“ Da base do governador sou o deputado reeleito mais bem voto, conheço esta Casa, o funcionamento dela. Sou vice-presidente da Unale, de todos os deputados estaduais do Brasil, vou fortalecer o legislativo. O governador Marconi Perillo não terá dificuldades, mas me coloco para fortalecer o poder”, analisa.

Já o deputado José Vitti argumenta que pesa a favor dele o tamanho da bancada do PSDB e pelo fato de já ser deputado.

“ O PSDB historicamente tem ocupado a Presidência, partido do governo. Minha bancada dá quase o dobro da do Francisco Oliveira que está chegando agora. Ele ainda não me convenceu, vou tentar fazer com que ocupe um espaço na mesa diretora e me ajude a fazer uma boa gestão”, argumenta Vitti.

Vitti e Tejota fazem críticas a Francisco Oliveira. Para os dois, não é justo que um recém-chegado a Assembleia assuma logo de cara a presidência da Casa. Vitti inclusive defende o nome do deputado do PHS como líder do governo.

Oliveira mesmo sem tomar posse, anda realizando diversas articulações, indo constantemente a Assembleia Legislativa, pedindo apoio dos parlamentares que foram reeleitos. Ele entende que não há outro projeto a não ser o de ocupara a Presidência. O futuro parlamentar descarta a hipótese de ser líder do governo.

“Não serei líder em hipótese alguma, porque quero ser presidente da Casa. Estou trabalhando para ser presidente da Assembleia Legislativa. É o meu projeto, é o único projeto que tenho. Líder tem outros 40 deputados que podem exercer este papel.