27 de novembro de 2024
Publicado em • atualizado em 08/12/2020 às 20:27

Escritor destaca papel de Iris na redemocratização do País: “tão importante quanto Ulysses e Tancredo”

Iris Rezende na História e seu legado em Goiânia foi o tema da primeira série de lives em homenagem ao prefeito (Foto: Paulo José/Prefeitura de Goiânia)
Iris Rezende na História e seu legado em Goiânia foi o tema da primeira série de lives em homenagem ao prefeito (Foto: Paulo José/Prefeitura de Goiânia)

Durante live promovida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), na noite desta segunda-feira (07/12), o escritor e jornalista Luiz de Aquino destacou a importância do prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), no processo de redemocratização brasileiro, na década de 1980. A transmissão foi mediada pelo jornalista Iúri Godinho.

“O papel de Iris foi tão importante quanto o do ex-presidente da República, Tancredo Neves, e do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Ulysses Guimarães, no movimento de redemocratização do País”, enfatizou Aquino na live intitulada “Iris: Passado, Presente e Futuro”.

A grandiosidade do comício das Diretas Já, realizado em Goiânia, foi um dos destaques apontados pelo escritor e que demonstram a liderança de Iris desde aquela época. Segundo ele, “houve quem calculasse entre 300 a 500 mil pessoas na Praça Cívica”.

Além da liderança do prefeito, Aquino destacou também o seu carisma. “A capacidade de reunir multidões, como no comício das Diretas Já, é fruto de um traço da personalidade de Iris, que marca a trajetória política do prefeito”. “O carisma de Iris é marcante”, frisou o escritor.

Para demonstrar o quanto Iris é carismático, Aquino recordou a conversa que teve pela primeira vez com ele, nos anos 1970, em uma farmácia no Centro de Goiânia. “Eu entrei na farmácia e depois entrou o Iris. Começamos a conversar, ele perguntou o meu nome e terminou ali a conversa. Algumas semanas depois, estou em casa na Rua 96, no Setor Sul, ele parou o carro para visitar alguém que morava em um prédio em frente. Quando ele desceu do carro fiz um aceno pra ele. O Iris atravessou a rua, me deu um abraço e me chamou pelo nome. Estranhei aquilo, mas depois, como jornalista, observei que isso era comum. Ele não esquecia o nome das pessoas”.

Homenagens

Luiz de Aquino é autor do livro ‘Iris sob a ótica de observadores especiais’, que reúne uma série de textos de personalidades goianas que escrevem sobre o prefeito da capital.

A live realizada com o escritor faz parte das homenagens promovidas, nesta semana, pela Fecomércio ao prefeito Iris Rezende por sua trajetória política, que conta com 62 anos de vida pública.

Como ressalta o presidente da Federação, Marcelo Baiocchi, “a série de homenagens é nosso reconhecimento público à profunda e transformadora contribuição de Iris para o desenvolvimento econômico e humano do nosso Estado como prefeito, deputado estadual, governador, senador e ministro”.

Veja na íntegra a live:

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .