É celebrado, nesta quarta-feira (6), o Dia Nacional de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida. Com o intuito de conscientizar funcionários a respeito dos cuidados com a alimentação, empresas goianas promovem campanhas voltadas ao tema.
Um exemplo é a GPL Incorporadora, que promove palestras sobre a saúde alimentar e a manutenção de novos hábitos e comportamentos saudáveis, visto que, no Brasil, mais da metade da população ganhou peso durante a pandemia. Segundo pesquisa do Instituto Ipsos, o percentual foi de aproximadamente 52% de pessoas que engordaram desde o início das restrições sociais.
De acordo com a nutricionista Jaqueline Silva, a alimentação saudável e equilibrada é fundamental para melhorar a qualidade de vida. “Muitas vezes, as pessoas ligam a perda de gordura apenas às causas estéticas, mas isso também impacta a saúde, a disposição e a produtividade no dia a dia”, destaca a profissional convidada para conversar com os colaboradores da GPL Incorporadora, na última quinta-feira (31).
A profissional destaca que as pessoas devem optar, sempre, por uma alimentação mais natural e nutritiva, aliando carboidratos, proteínas e lipídios. “Os benefícios por essas escolhas vão resultar em melhoria no desempenho, redução de custos com doenças, melhora no humor e melhor concentração e memória. Tudo isso garante uma maior qualidade de vida”, pondera.
Um dos participantes da palestra, o auxiliar de engenharia da empresa, Murilo Vieira, destacou que o mais importante é ter acesso a essas informações e se esforçar para mudar os hábitos. “Na correria do dia a dia, ficamos muito focados em nossas ações de trabalho, voltadas para a área de nossa formação, e acabamos não tendo contato com informações tão relevantes para a nossa própria saúde. Essa iniciativa de destinar um tempo para falar sobre esses cuidados e hábitos saudáveis é um grande diferencial”, enfatizou.
Também participou da conversa a nutricionista Mariana Matos, que ressaltou a importância da variedade de nutrientes nas refeições. “Deve-se evitar, por exemplo, carboidratos puros durante as refeições. Durante o almoço e a janta, as pessoas conseguem alcançar esse objetivo com mais facilidade, mas isso se torna mais difícil durante os períodos que devemos fazer lanches, como o café da manhã e da tarde”, alertou.
“O ideal é aliar combinações saudáveis de carboidrato, proteínas e castanhas, por exemplo, pois contribuirá para uma refeição balanceada e a pessoa terá a energia suficiente para ser mais produtivo”, acrescentou a especialista.
Por sua vez, a coordenadora de marketing da GPL, Monique Soares, destacou as reflexões feitas por ela sobre o próprio hábito alimentar. “Já venho mudando o comportamento alimentar nos últimos meses e é essencial saber as funções de cada alimento por meio de orientações de profissionais para derrubar alguns mitos. Um erro que cometia era comer apenas frutas durante o lanche, mas o esclarecimento da combinação de proteínas, frutas e carboidratos foi muito importante para fazer as correções”, relatou.