O empresário Francisco Gonzaga Pontes tomou posse como secretário estadual de Desenvolvimento na tarde desta terça, em solenidade no Palácio Pedro Ludovico Teixeira.
Na prática, tomaram posse junto com ele o poderoso setor empresarial da cidade, o segundo maior colégio eleitoral do Estado e o PTB.
Anápolis é estratégico para o chamado ‘tempo novo’, liderado pelo governador Marconi Perillo (PSDB). Tempo providencial, que foi lembrado no discurso, naturalmente.
“A sugestão (do nome do secretário) não poderia ser melhor. O empresário Francisco sempre esteve comprometido com o ‘Tempo Novo’.”
Em Anápolis, o tucano montou trincheira nas suas quatro campanhas, enquanto o PMDB sofria fragorosas derrotas. Em contrapartida, a cidade sempre teve espaço garantido no primeiro escalão de seus governos.
Calhou agora de o novo prefeito da cidade, Roberto Naves, ser do PTB, partido do deputado federal Jovair Arantes, que vinha mostrando insatisfação com o governo. Seu filho, o deputado estadual Henrique Arantes, nunca escondeu isso na Assembleia.
E Francisco não ser um político não é mera coincidência.
Juntando tudo:
“É certo que atendi a uma indicação do meu amigo de longa data, deputado federal Jovair Arantes, mas também segui a orientação do próprio fórum empresarial goiano, e pude recompensar um homem que sempre esteve comprometido com o projeto do Tempo Novo em Anápolis e em Goiás.”
Palavras do governador no evento.
E tudo acontece em um momento curioso.
Justo quando Ronaldo Caiado (DEM), que se apresenta como filho de Anápolis, tenta se firmar como candidato a governador.
E também justo na hora em que Daniel Vilela, pré-candidato peemedebista ao governo, busca amarrar uma estratégica parceria com o ex-prefeito Antonio Gomide (PT), para tentar acabar com o mal olhado dos anapolinos em direção ao seu partido.
Fechando a equação eleitoral, Marconi Perillo encerrou o ato colocando em campo o seu jogador.
Lembrou que o primeiro a comandar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação de Goiás (SED) foi o seu candidato:
“José Eliton foi quem desenhou comigo todo o projeto de inovação que temos para o nosso Estado.”
Francisco Gonzaga Pontes pode até não ser o secretário mais forte do governo, mas já chega como plataforma de governo. Governo para o futuro.