As estratégias de comunicação são repetidas nas eleições e os criadores demonstram falta de criatividade. É o caso do uso do foguetinho pra dizer que o candidato está crescendo nas pesquisas Ibope, Serpes / O Popular, Grupom e Diagnóstico. Em Goiânia, não é diferente.
Os inteligentes criadores das campanhas de Maguito Vilela, Vanderlan Cardoso e Adriana Accorsi utilizaram o mesmo ícone de altura e velocidade pra tentar mostrar os seus candidatos em evolução.
A semelhança das estratégias é mais uma das curiosidades da campanha eleitoral em Goiânia que tem a mesmice e a repetição como fenômeno negativo.
E, ademais, divulgação de pesquisa eleitoral não ganha eleição. O que ganha é estratégia, inteligência, voto, criatividade e, até, um pouco de sorte do candidato para aproveitar-se do quadro caótico que é uma disputa eleitoral e suas imprevisibilidades.
Altair Tavares
Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .