O secretário de Turismo de Nova Veneza, Marco Túlio Amaral fez um balanço de um dos principais eventos gastronômicos e culturais de Goiás: O Festival Italiano do município, que ocorreu entre os dias 1 e 4 de junho. O titular da pasta também destacou em entrevista exclusiva ao Diário de Goiás, planos que a administração tem traçado para as próximas edições do evento que já se consolidou no calendário estadual.
Questionado sobre a necessidade de melhorar a infraestrutura, principalmente no dia mais movimentado do festival, onde diversos visitantes reclamam por falta de mesas e ainda por grandes filas para a compra dos pratos italianos servidos no local, o secretário informou que existe a pretensão de construir um centro gastronômico no município.
Leia também: Temporada Gourmet 2023 contará com a presença de chefs renomados para aulas-show
De acordo com Marco Túlio Amaral, a grande preocupação está em manter a arquitetura e a beleza natural da praça que recebe o Festival Italiano de Nova Veneza. Segundo ele, a praça já possui características da cultura italiana, tema central do evento.
Quando questionado sobre as melhorias para os próximos anos, o secretário informou que a Goiás Turismo realiza uma pesquisa e ainda um inventário anual do evento, apontando os erros e acertos atuais, que são analisados pela organização do Festival Italiano de Nova Veneza e considerados para a melhoria referente ao planejamento do ano seguinte.
Confira a entrevista na íntegra:
Cotidiano em Nova Veneza
Fundada por uma colônia de italianos por volta de 1912, a cidade conta atualmente com cerca de 60% da população de descendentes. Conforme informações de Marco Túlio Amaral, a vida cotidiana dos venezianos é bem ligada à cultura italiana.
No local é possível encontrar cantinas, bistrôs, pizzarias e restaurantes que servem massas diariamente. Além disso, as escolas do município também oferecem a língua secundária aos alunos.
Balanço do festival
A Prefeitura de Nova Veneza informou que o município recebeu cerca de 130 mil pessoas para a 17ª edição do Festival Italiano. Os visitantes tiveram a oportunidade de aproveitar a gastronomia, shows e atrações culturais típicas presentes na programação.
O evento contou com 55 expositores para as áreas de alimentação, bebidas e artesanato. Segundo a prefeitura, a arrecadação chegou a meio milhão de reais, representando o 14º salário da população.
Durante os quatro dias de evento, o Festival Italiano de Nova Veneza serviu 20 mil pratos e 60 cozinheiras trabalharam intensamente em 2023.
Leia também: 17ª edição do Festival Italiano de Nova Veneza aguarda 120 mil pessoas
Pollyana Cicatelli
Jornalista e assessora de imprensa com pós-graduação em Comunicação Organizacional. Responsável pela editoria de cultura / diversão e colunista de turismo no Diário de Goiás. * Contato e sugestão de pauta: [email protected]