Na semana passada, o blog publicou uma síntese das pesquisas eleitorais feitas pela GRUPOM na eleição de 2010 que mostrava que regularidade das posições dos candidatos Marconi Perillo (PSDB) e Iris Rezende (PMDB) (Veja aquí).
Alguns leitores questionaram quais seriam os dados da pesquisa SERPES naquele e qual era o cenário apresentado, na estimulada.
Ao observar os dados, é possível concluir que os dados da pesquisa SERPES também mostraram, naquela eleição, que houve uma regularidade, também.
As pesquisas divulgadas até agora repetem o cenário de 2010.
Veja aquí:
- Grupom: Sobe para 16,7 pontos a diferença entre Marconi e Iris; Vanderlan cresce
- Pesquisa Serpes: Marconi e Iris oscilam; diferença está em 14,2 pontos
Passaram-se quatro anos e uma hipótese a ser trabalhada para estes dados é: quem está com Marconi, continua com ele; quem está com Iris, também. E quem está insatisfeito, vota nas opções.
A presença dos dois líderes políticos força a situação mostrada pelas pesquisas. A pergunta continua: 2014 vai repetir 2010?
GRÁFICO-PESQUISA SERPES-ESTIMULADA-ELEIÇÃO PARA GOVERNADOR DE GOIÁS EM 2010
Altair Tavares
Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .