A cidade de Aparecida de Goiânia vivencia um momento político diferenciado com o governo de Maguito Vilela (PMDB). O prefeito conseguiu, ao longo de dois mandatos, uma boa avaliação e é fato que este é um governo realizador que elevou o patamar de importância do município, em Goiás e no Brasil. Quem vai suceder Maguito com a impossibilidade da candidatura dele em 2016?
Uma salada de candidatos, para não dizer saraivada de nomes, está na lista para a disputa do cargo de prefeito de Aparecida de Goiânia. O prefeito Maguito preparou um sucessor? E o eleitor vai atender à orientação que o administrator indicar quando for pedir voto? Não se pode afirmar que há um nome natural nesta disputa, mas é evidente a preferência pelo nome de Euler Moraes, atual secretário de Governo de Vilela.
Nos partidos, fora do interesse do gabinete de Maguito, o balaio de candidatos tem nomes viáveis e inviáveis. A lista é grande: Vereador Gustavo Mendanha(PMDB); Leandro Vilela (PMDB, com transferência de domicílio); Ozair José (PT); João Antônio (PSB); Marlúcio Pereira (PTB, mas com um pé no PS); Veter Martins (PHS); Willian Ludovico; João Campos (PSDB); Delegada Cibeli Tristão (PSDB).
Em síntese: Euler Moraes contra uma lista enorme de candidatos na base e uma uma lista grande na oposição. Euler não é Maguito, é fato, do ponto de vista político. E, ademais, é um nome pesado demais para o atual prefeito carregar na campanha eleitoral. Pela musculatura e o capital político que tem, o atual prefeito pode até construir a vitória de Moraes.
O eleitor de Aparecida tende a ter maiores e melhores expectativas, em termos de governo, pois experimenta uma gestão bem sucedida. Até que ponto os nomes apontados na lista podem representar a ansiedade eleitoral do aparecidense? É uma grande dúvida.
O eleitor aparecidense é acostumado a mudanças e continuidade. O ex-prefeito Ademir Menezes fez um sucessor desconhecido chamado José Macedo. Este não conseguiu reeleição. O próprio Ademir conseguiu uma reeleição, uma eleição para deputado estadual e derrotas nas eleições seguintes.
O que o grupo de Maguito Vilela tem como segurança é a bem sucedida imagem do prefeito. Em Aparecida, ele só conhece vitórias. Até fez o filho, Daniel Vilela, ser um dos parlamentares mais bem votados do município. Mas, se escolher mal, pode interromper um período bem sucedido. O município tem uma balaiada de candidatos. Na verdade, um jogo que está zerado.
Altair Tavares
Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .