08 de agosto de 2024
Publicado em • atualizado em 01/12/2017 às 20:04

É possível ter mais tempo?

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É possível ter mais tempo para fazer tudo que quero?

A resposta é NÃO. Em qualquer lugar do mundo de forma igualitária cada um de nós temos 24 horas por dia para fazer o que tem que ser feito e não só o que queremos.

É necessário ter clareza e tomar como verdade que tempo é um recurso (para muitos estudiosos uma ciência), tanto como o dinheiro e outros exemplos, logo ele é gerenciado, precisa ser utilizado de forma inteligente para o aumento de nossa performance e a notícia boa é que isso é possível.

Segue abaixo algumas ações necessárias para se tornar um excelente gestor do seu tempo:

  • 1ª AÇÃO – Reconhecer e aceitar que o tempo é um recurso, ele é medido, logo deve ser gerenciado.
  • 2ª AÇÃO – Descobrir o que é importante de verdade em sua vida, e se possível anotar por ordem hierárquica do mais ao menos importante em um lugar que você sempre reforce essa leitura. Porque em ordem? Por que terão situações em que você se deparará com uma decisão entre ações importantes de sua vida que exige um nível master de análise para tal decisão, terás que escolher.
  • 3ª AÇÃO – Decidir ser vítima ou responsável por suas escolhas e vivências diárias. Ser vítima é alimentar a crença de que o mundo é culpado por tudo que acontece com você; ser responsável é assumir o fato de que as coisas que acontecem em sua vida estão diretamente relacionadas a suas ações e comportamento. Se escolher o primeiro, não serás um bom gestor do seu tempo.
  • 4ª AÇÃO – Saiba o que são as atividades, pois a organização delas está direcionada á uma saudável gestão do tempo, as atividades que nos cercam são três: tarefas, compromissos e conhecimento.
  • 5ª AÇÃO – Escolher um método eficiente, eficaz e saudável que não fará você abandoná-lo depois de uma semana; como exemplos de métodos: planilhas, APP e outros.
  • 6ª AÇÃO – escolheu o método vamos para a escolha da ferramenta que você utilizará, se será agenda (de preferência a semanal), celular, bloco de notas, computador, caderno, papel de recado seja qual for, decidiu? Use e se não se identificou escolha outra rapidamente mas evite utilizar vários deles ao mesmo tempo se não você se perderá e tchau tchau gestão do tempo.
  • 7ª AÇÃO – Tenha clareza de onde você deseja estar ou o que realizar num espaço de tempo que você pode intitular de curto (1 ano), médio (3 anos), longo prazo (10 anos), e aposentadoria (30 anos).

Durante esses anos que já trabalho com desenvolvimento pessoal e profissional gerenciamento de tempo se tornou obrigação no meu plano de estudo porque o que mais nos deparamos são com diagnósticos onde não se alcança o que deseja por não sabermos gerenciar o que nos é importante, com essa vivência levantei quatro (04) palavras poderosas da gestão do tempo que se postas em prática juntamente com as sete (07) ações acima com certeza você passará a ser um excelente gestor do seu tempo, são elas:

  • * ESCOLHA (Faça as escolhas certas e não só o que desejas),
  • * IMPORTANTE (tenha isto muito claro, se possível por escrito).
  • * DECISÃO (tome este remédio diariamente, não delegue suas deciões à terceiros e nem procrastine-as) e
  • * PRIORIDADE (aprenda mensurá-las, separando-as do que é urgente e circunstancial).
  • Espero ter agregado!

Até a próxima, boas práticas e excelente gerenciamento do tempo!

Rafaella Bessa.