07 de agosto de 2024
Publicado em • atualizado em 12/07/2012 às 00:36

E agora, Demóstenes?

Ficou sem mandato, ficou sem palanque.
Voltou para a planície.
E agora, José?
Se você conseguisse retomar o mandato no Supremo Tribunal Federal.
Se conseguisse convencer a opinião pública de que é inocente, mas você não conseguiu.

O que resta ao ex-senador Demóstenes, daquí para frente, é enfrentar uma difícil retomada da credibilidade perdida. Talvez, uma tarefa quase impossível a curto prazo, mas possível a longo prazo. Para ele, um novo mandato é tão distante que é quase inalcansável.

Politicamente, em no marketing, a tentativa de trabalhar uma imagem de perseguido político talvez convença alguns eleitores, principalmente os que rejeitam o PT, talvez junto ao público mais afinado com PSDB e DEM. É tarefa dificílima, ainda mais sem mandato.

No entanto, a temporada de más notícias para Demóstenes Torres não terminou. Agora, como espaço de poder, resta-lhe tentar salvar o cargo de Procurador de Justiça de Goiás. Este é um lugar onde o discurso da defesa jurídica pode funcionar, ou seja, seria uma possibilidade. Ademais, este julgamento estará, certamente, fora dos holofotes da mídia nacional. Esta será uma segurança para o ex-senador.

A votação

O voto secreto no Senado, na votação da cassação de Demóstenes Torres, ocultou o conhecimento sobre quem votou em que. É muito evidente que os senadores aliados do PT votaram a favor da cassação e que alguns da oposição votaram a favor de Demóstenes Torres. Esta é a nova realidade desta casa, articulada na eleição de 2010, e que, talvez, o ex-senador não conseguisse entender. Ela é inversa à situação que o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva enfrentou, ou seja, era um Senado adverso. Alí, quem manda é a base do Governo Federal. Situação similar a Goiás, onde a base marconista manda na Assembleia Legislativa. O Legislativo é assim.

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .