29 de novembro de 2024
Publicado em • atualizado em 14/06/2015 às 20:29

Divórcio canedense

Foi selado o divórcio entre o prefeito de Senador Canedo, Misael Oliveira (PDT),  e o ex-prefeito da cidade e presidente do PSB regional, Vanderlan Cardoso. Quais as causas e consequências desta separação? O quê teria levado a essa improvável situação política? Sem dúvida, a gota d’água foi a inauguração do escritório político do partido dirigido pelo presidente do PSB.

Misael Oliveira não esconde que ficou muito insatisfeito com abertura do estabelecimento político de Vanderlan Cardoso e encarou a iniciativa como uma espécie de “governo paralelo”. Logo no primeiro dia, o ex-prefeito atendeu políticos e lideranças da cidade. Misael sentiu-se traído pelo tom de voz que utiliza quando fala do assunto.

Anterior à inauguração, outros fatos devem ser analisados. Circulou muito, nos bastidores da política, a possibilidade de filiação de Misael Oliveira ao PSDB do governador Marconi Perillo (PSDB). O fato consolidaria uma situação política que foi, na eleição de 2014, articulada quando o prefeito fez um evento de apoio à candidatura do atual governador com diversas lideranças de Senador Canedo. Vanderlan ficou neutro no segundo turno daquela eleição.

Em recente entrevista à Rádio Bandeirantes 820, Vanderlan Cardoso insistiu na opinião de que a administração de Misael Oliveira tem avaliação positiva, mas a avaliação pessoal do prefeito era negativa e que, por isso, ele teria que mudar o modo como relaciona-se com o eleitor. O gestor é criticado por que fala alto e pelo fato de que não manteve uma presente constante nos bairros da cidade e contato direto com a população. Ele indica que dá conselhos, mas não é ouvido.

Evidenciando o divórcio, Misael afirmou que teve pouco tempo de ficar junto do eleitor por que teve que fazer campanha eleitoral para Vanderlan Cardoso. Ele defende o seu jeito de ser: falta alto mesmo e não vai mudar. E ele complementa com o argumento de que está muito mais tempo na política e sabe muito bem o que a inauguração do escritório do PSB em Senador Canedo significa.

Os fatos mostram que rompeu-se o laço de confiança entre Misael Oliveira e Vanderlan Cardoso. Em política, como em outras atividades humanos, sem este importante ingrediente, o divórcio é definitivo e inconciliável. Quem conhece os dois, diz que, de certa forma são iguais: impacientes; auto-suficientes; incontroláveis. O casamento acabou, com pouquíssimas chances de reconciliação, mas que podem determinar o reatamento. 

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .