02 de setembro de 2024
Publicado em • atualizado em 12/02/2020 às 23:49

Diretório do PMDB irá recorrer contra liminar que impede eleição no partido

O assessor jurídico do PMDB Marconi Pimenteira pretende recorrer ainda na manhã desta quinta-feira (29) da liminar que visa impedir que o partido realize hoje eleição do diretório estadual. Ao Diário de Goiás, Pimenteira informou que respeita a decisão, mas que tentará um efeito suspensivo para manutenção do pleito.

Ele explicou que não entrou com o recurso ainda ontem, pois havia a necessidade de acessar alguns documentos e isto não era possível por conta do horário, já que o comunicado oficial da liminar veio por volta das 17 horas. Marconi Pimenteira espera que até o meio dia seja possível a obtenção de algum resultado.

Na tarde desta quarta-feira (28), o juiz da 9ª Vara Civil de Goiânia, Abílio Wolney, acolheu pedido de liminar do ex-deputado José Essado para impedir que o PMDB realize nesta quinta eleição do diretório estadual.

Conforme adiantado pelo Diário de Goiás nesta terça-feira, o argumento utilizado na ação proposta pelo ex-deputado José Essado é de que ocorreram várias irregularidades na convocação da convenção. Em caso de descumprimento, a multa diária será de R$ 3 mil.

Entre os pontos de questionamento estão: não publicação do edital convocando os peemedebistas para participarem das eleições. Não homologação em tempo hábil das chapas. (As chapas devem ser homologadas em até sete dias antes do pleito).

Além disso, há reclamação quanto à ausência de um terço dos diretórios municipais constituídos, hoje são 13 e deveriam ser 82. A maior parte dos diretórios é representada por comissões provisórias.

Marconi Pimenteira discorda dos argumentos utilizados e destacou que os requisitos legais foram sim atendidos.

Duas chapas estão registradas para a eleição do diretório estadual: a encabeçada pelo ex-presidente do partido, Nailton de Oliveira e outra liderada pelos deputados Daniel Vilela e José Nelto. A eleição estava marcada para o último sábado (24), mas acabou sendo adiada, por falta de consenso e por insegurança jurídica.

 

Leia mais sobre o assunto

Ex-deputado tenta na justiça barrar eleições no PMDB

Vídeo: Bastidores da eleição no PMDB/GO com Altair Tavares e Marcos Cipriano