04 de setembro de 2024
Publicado em • atualizado em 03/05/2016 às 13:03

Dilma vem a Goiânia para inaugurar novo aeroporto

Foto: Leoiran
Foto: Leoiran

O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT) confirmou a presença da presidente da República, Dilma Rousseff (PT) no próximo dia 9, segunda-feira, na capital para inaugurar as obras do novo aeroporto da cidade no Setor Santa Genoveva. Detalhes foram acertados em reunião realizada nesta terça-feira (3), entre o chefe do executivo e o ministro da Aviação Civil, Carlos Gabas, e com assessores da presidente para que fosse oficializada a data e outros detalhes da vinda da presidente.

“A presidenta Dilma deve vir inaugurar o novo terminal aeroportuário nos próximos dias. Ela deve estar em Goiânia nos próximos dias. Vou receber o ministro da Aviação, Gabas, acompanhado do assessor da presidenta, para nós combinarmos os últimos detalhes, inclusive ontem de noite conversei até tarde com sua excelência, o governador do Estado, seguro que a presidenta virá a Goiânia”, respondendo em entrevista coletiva pergunta feita pelo Diário de Goiás.

O prefeito Paulo Garcia garantiu que Dilma Rousseff virá a Goiânia ainda no exercício do cargo de presidente da República. “Não sei precisar a data, os senhores serão informados com antecedência. A presidenta virá no exercício da presidência a Goiânia”, explicou ainda em entrevista coletiva. Vale ressaltar que o julgamento do pedido de impeachment no Senado está previsto para ocorrer no próximo dia 11.

Obras

Recentemente a Prefeitura de Goiânia entregou as obras de acesso ao novo terminal a partir da reestruturação de vias no Jardim Guanabara. Na Rua Caravelas, foi efetuado o alargamento da via para proporcionar maior capacidade de tráfego, além da aplicação de uma nova massa asfáltica. Já na Rua Marabás, a extensão da via foi ampliada para a ligação da nova entrada do aeroporto até a Avenida Vera Cruz que também recebeu asfalto novo.

Funcionamento

Após a solenidade de inauguração, segundo a Infraero, a expectativa é de que as atividades do novo terminal sejam iniciadas ainda neste mês. O novo terminal possui dois andares e 34,1 mil metros quadrados, que abrigam quatro pontes de embarque, 23 balcões de check-in, 11 elevadores, quatro escadas rolantes, três esteiras de restituição de bagagem e sete canais de inspeção.

Histórico

As obras de reforma e ampliação do Aeroporto Santa Genoveva começaram em 2005, passando por diversas paralisações, por sobrepreço a época no valor de R$ 66,6 milhões.

Em 2013, a Infraero apresentou ao Tribunal de Contas da União (TCU), o projeto e o orçamento atualizados do empreendimento, ainda que de maneira parcial, contemplando apenas o terminal de passageiros.

Ao avaliar essas informações, por meio de novo acórdão, de julho de 2013, o TCU concordou com a retomada da obra, com a ressalva de não serem admitidos quaisquer aditivos. As obras foram retomadas em 19 de setembro de 2013.

Em março de 2015, durante lançamento das obras do BRT Norte Sul, a presidente Dilma anunciou que poderia inaugurar o novo aeroporto ainda em novembro do ano passado, o que não foi possível. Ela cobrou do então ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, agilidade para que a conclusão do novo terminal.