28 de novembro de 2024
Publicado em • atualizado em 16/06/2015 às 14:08

Diário de Goiás acompanha o dia de trabalho do prefeito de Goiânia

 

 

O Dia do prefeito.  O que faz o prefeito no dia a dia? Quais suas ocupações, atribuições diárias? Nesta terça-feira (16) o Diário de Goiás acompanhou a agenda do prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT).

6:49 Saída de casa

Paulo Garcia saiu do prédio em que mora na Rua t-38 no Setor Bueno as 6:49. Acompanhado do motorista e de dois jornalistas, sendo eu um deles, o prefeito baixou o vidro do carro, do lado do passageiro e cumprimentou um homem em situação de rua, que tem o costume de ficar nas proximidades do edifício dele.

Por alguns instantes o prefeito em tom leve brincou com o homem.  Paulo Garcia contou que o homem tem família, mas prefere viver na rua e ainda não aceita ir para um local de ressocialização.

                                       

paulo55

 

 Café da manhã

O prefeito optou por tomar café da manhã no Biscoito Pereira na Rua 55 no Centro de Goiânia. Paulo Garcia quis passar por dois corredores do transporte coletivo, T-63 e 85.

 O prefeito no caminho argumentou sobre a necessidade de se investir nos corredores, já que era possível ver os ônibus em velocidade superior a dos veículos de passeio que trafegavam pela via em trânsito contínuo, sem engarrafamentos.

 

 

Origens

No caminho para o café, o prefeito contou um pouco da origem familiar dele. O bisavô foi o primeiro prefeito eleito da cidade de Bonfim, hoje Silvânia.

Ao chegar na Avenida Goiás, com a Anhanguera, na Praça do Bandeirante, Paulo Garcia mostrou um prédio ao lado do banco Itaú, em que o avô dele foi dono de um bar, o Marabá, considerado um point nos primeiros anos da capital. Hoje funciona uma loja de artigos domésticos.

 

paulocafe

Pão de queijo e café

Chegando ao local escolhido para alimentar, a combinação foi pão de queijo e café. Logo ao descer do carro foi cumprimentado por um grupo de homens, já idosos, cabelos brancos, que estavam em roda contando histórias.

Ele parou para tira fotos com pessoas que estavam no café, entre elas funcionárias da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT). Bem em frente ao estabelecimento o prefeito mostrou uma residência em cor vermelha, onde a atual secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira passou a infância dela.

 

 

 

paulobosque

7:37

Iniciando efetivamente os trabalhos, o prefeito visitou o Bosque dos Buritis. Sentado em uma das mesas de um dos quiosques estava o novo presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Nelcivone Melo, já aguardava Paulo Garcia.

Os dois saíram caminhando pelo bosque. O presidente mostrou alguns pontos que precisam ser reparados, por exemplo, iluminação, meio fios e um bomba do lado principal.

Ainda no Bosque dos Buritis, o prefeito Paulo Garcia percorreu o Centro Livre de Artes , unidade que está em funcionamento há 39 anos e atualmente oferece a 1684 alunos diferentes cursos de artes e música.

 

paulopaca

 8:22

Ao sair do Bosque dos Buritis, o próximo destino foi a Praça Cívica que passa por obras. No caminho, o prefeito explicou que há um grupo no Whatsapp, denominado PMG EM AÇÂO, em que é composto por secretários e que a todo momento eles se comunicam.

Ao chegar a Praça Cívica, o prefeito ressaltou que neste período, devido a estiagem as obras começam a ter um ritmo acelerado, tudo deverá ser entregue no aniversário da capital, no dia 24 de outubro.

 

 

 

curia

8:44

Saída da Praça Cívica para a Cúria Metropolitana, onde participou do lançamento da Feira da Solidariedade.

 

 

 

antonniocarlospires10: 19

Ao sair da Cúria Metropolitana, o prefeito Paulo Garcia foi a região norte da cidade, foi até o residencial Antônio Carlos Pires vistoriar acompanhar as obras de asfaltamento. A expectativa é que as obras sejam concluídas até o mês de setembro.

No trajeto, nas proximidades da Praça do Trabalhador, o motorista conversou pelo rádio para saber o jeito mais fácil de chegar ao bairro, o prefeito interviu no diálogo da seguinte forma:

 “Não preciso de GPS para andar em Goiânia, conheço Goiânia”, afirmou. Um pouco mais adiante, no cruzamento da Goiás Norte com a Perimetral, o prefeito fez uma cobrança aos auxiliares pelo Whatsapp no grupo PMG EM AÇÃO.

mulherprefeito“Atenção no Whatsapp, estão demorando a responder. Respostas mais rápidas por favor”. Ele havia enviado uma mensagem, passaram três minutos e ninguém o havia dado retorno.

Além da pavimentação asfáltica, também está prevista a colocação de meio fios e calçadas padronizadas. Uma licitação será aberta para que a concretagem das calçadas seja feita.

O prefeito conversou com moradores do bairro. Moradores pediram benfeitorias como a construção de praças e ainda cobraram melhorias na iluminação pública.

 

 

 

11:08

Saída do Antônio Carlos Pires. Paulo Garcia foi acompanhar de perto as obras do corredor BRT Norte Sul, nas proximidades da Praça do Violeiro, no Setor Urias Magalhães.

No trecho até a Praça do Trabalhador, a expectativa é que as obras no corredor central fiquem prontas em até 60 dias.

Neste ponto o engenheiro responsável pela obra e o coordenador do BRT Norte Sul, Ubirajara Abud, mostraram a evolução das obras para o prefeito.

11:28

Ainda na Avenida Goiás Norte, em um semáforo próximo a um centro comercial no Urias Magalhães, havia um grande buraco. O prefeito imediatamente ordenou para que fosse tapado. A informação foi passada pelo rádio do motorista.

 

Hora do almoço, sem almoço

almoco

11:55

Não houve tempo para almoço, Paulo Garcia comeu empadas e tomou refrigerante no Mercado Central. Foi cumprimentado por comerciantes e funcionários da prefeitura. Várias pessoas pararam para tirar fotos com o prefeito. Na saída, ele ainda comprou doces.

12:30

O prefeito chegou ao Paço. Uma pausa na agenda externa. Tomou um café no gabinete dele e logo começou a despachar com secretários e vereadores.

14:25

Ao sair do Paço Municipal para visitar a Maternidade Dona Iris, Paulo Garcia, contou um pouco da experiência de ser prefeito. Ele valorizou a oportunidade concedida a jornalistas de conhecerem o dia a dia dele e o contato que ele tem com a população.

“É complexo ser prefeito, mas as pessoas sabem discernir que você não faz tudo o que quer”, afirmou o prefeito.

Ele ainda ressaltou a experiência das redes sociais. “ Tenho mais de 30 mil fiscais no Twitter que me ajudam a administrar a cidade”, destacou.

14:32

A primeira visita a tarde foi na Maternidade Dona Iris na Vila Redenção. Há maternidade já tem mais de dois anos em funcionamento e mais de 9 mil partos já foram realizados.

Ao chegar ao local, o prefeito foi em direção dos usuários que aguardavam atendimento. Ele perguntou as pessoas se estavam ou não bem atendidas.

Laudeci Soares estava com uma filha que está grávida e faz o acompanhamento na unidade. A mulher em rápidas palavras contou que tem outra filha que também foi mãe, mas deu a luz em unidade particular. Ela relatou que a outra filha não teve o mesmo tratamento que está recebendo na rede pública.

“Nem minha filha que pagou para ser atendida em outro hospital, foi tão bem atendida como estamos sendo aqui”, descreveu.

Dados da Prefeitura de Goiânia indicam que a aprovação por parte dos usuários da Maternidade Dona Iris é superior a 90% em alguns tipos de serviços e em outros acima dos 80%.

Ao sair do espaço, logo depois que entrou no carro, Paulo Garcia olhou para o prédio e destacou que o Hospital da Mulher e Maternidade Dona Iris foi a principal obra dele à frente da Prefeitura de Goiânia.

“Se eu puder escolher, essa é a minha melhor obra, só quem conhece para ver”, analisou.

15:34

O destino seguinte foi o Posto de Saúde da Vila Redenção que está sendo reformado. A Prefeitura espera entregar a obra em até 30 dias.

Em seguida, Paulo Garcia foi até a casa de um alfaiate localizada do outro lado da rua, onde tomou um cafezinho rápido e logo depois se dirigiu para o CRAS localizado ao lado do Posto de Saúde.

O prefeito lembrou que assim que assumiu a gestão, a esposa dele foi procurada por um grupo religioso para ajudar a reestruturar o espaço. Paulo Garcia contou que ele e a mulher foram até o espaço e ajudaram a pintar o local, numa espécie de mutirão realizado.

15:39

Ao passar pelo Jardim Botânico na divisa com Aparecida, foi destacada a recuperação de uma erosão na nascente do córrego Botafogo.

16:10

O prefeito visitou a Escola Municipal Eva Vieira de Almeida na Vila Alvorada. Lá foi recebido por alunos, professores e demais funcionários. Ele passou pelas salas de aula e brincou com as crianças.

Foram feitos alguns pedidos como: a revitalização do parquinho da escola e para que a área de uma viela fosse desafetada e incorporada a escola. Os educadores relataram que há diversos problemas de segurança. Usuários de drogas costumam frequentar o local no período noturno.

16:30

Ocorreu visita nas obras do corredor T-7, próximo a Avenida dos Alpes. No ponto vistoriado parte da ciclovia já está pronta, assim como parte do calçamento. A previsão é para que a obra seja concluída até o final do ano que vem.

16:49

O último ponto a ser visitado foi o 3º parklet da cidade. Localizado na Avenida 136. Ali o prefeito fez um balanço do dia. Destacou que foi produtivo e agradeceu o contato nesta terça com os dois profissionais de imprensa que o acompanharam durante todo o dia.