30 de agosto de 2024
Publicado em • atualizado em 30/04/2014 às 14:40

Dia seguinte é o desafio de Friboi no PMDB

Alguém tinha que ceder. Cedeu Iris Rezende. Iris anunciou em carta aberta divulgada nesta terça, 29, que não é mais pré-candidato a governador pelo PMDB. O candidato é Júnior Friboi(Na foto, em reunião com peemedistas em dez/13).

Claro, candidato mesmo só em junho, depois da convenção. Mas a fila andou. Vitória interna do empresário. É ele.
Resolvido isso, o que importa ao partido agora é saber como Friboi vai administrar essa vitória. A medida de sua ação, e a de seus aliados, é que definirá o tamanho de sua candidatura.

Segundo o marqueteiro Duda Mendonça, Friboi precisa de Iris. Precisar é uma coisa; ter o apoio é outra bem distante.

“Não há vencedor. Temos agora que juntar as forças e construir a vitória em outubro”, disse no final do dia o ex-deputado federal Marcelo Melo, um dos principais defensores do empresário.

Se for esse o norte, a distensão estará bem encaminhada. Porque, se o objetivo é juntar, unir, o natural é o vencedor estender a mão, em vez de contar vantagem, tripudiar.

Hora de baixar a bola. Iris não “tem que ser” candidato a senador, como declarou o deputado federal Sandro Mabel no mesmo dia. Iris será, mas só se for conquistado, e aí, convencido.

O comportamento de Friboi determinará o comportamento de Iris. Com “carinho” político e, principalmente, com respeito, o ex-governador já deu mostras em sua história de que é capaz de muita coisa, inclusive ceder.
Cedeu ao escolher não disputar o governo; poderá ceder disputando o Senado – quem sabe?

A chave da sedução está exposta em sua carta: “…é com enorme pesar no coração que retiro minha pré-candidatura às eleições desse ano. Tomo essa decisão em respeito ao meu partido, à minha história e, sobretudo, em respeito ao povo goiano.”

Há muitos incendiários em torno de Friboi. Assim como há bons articuladores. A vitória dele em outubro se abrirá caso agora estes se estabeleçam de vez, em detrimento daqueles.

O PMDB desunido é tudo que o inimigo Marconi Perillo (PSDB) quer. Iris e Friboi juntos é o que ele decididamente não quer.

Falar em habilidade…

Friboi precisará de habilidade não só com Iris. Aliança com outros partidos é palavra de ordem.

Sozinho, ninguém ganha eleição.

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .