A Câmara Municipal de Goiânia derrubou, nesta quinta-feira (13), dois vetos do prefeito Iris Rezende (MDB) a projetos de autoria da vereadora Tatiana Lemos (PC do B). As duas propostas tratam de defesa do consumidor de energia e água. São eles:
1. o que proíbe cobrança de taxa de religação de energia elétrica da Enel (CELG) e água (da Saneago) em caso de corte de fornecimento por falta de pagamento;
2. o que proíbe corte dos serviços de energia em véspera de finais de semana e feriados.
A derrubada dos vetos contou, inclusive, com votos de membros da base de vereadores da Prefeitura de Goiânia. Tatiana Lemos comemorou o apoio dos colegas e destacou que a cobrança de taxa de religação é abusiva, pois o consumidor já paga multa e juros.
“Se a pessoa não pagou a conta de energia porque não tinha dinheiro, não terá como pagar taxa para religação, que, muitas vezes, é maior que a própria conta”, afirma. Sobre o corte do serviço em véspera de finais de semana e feriados, a vereadora explica que o procedimento não é justo, afinal os bancos não abrem para que o consumidor regularize sua situação. O projeto, segundo ela, recebeu parecer positivo do Ministério Público.
Altair Tavares
Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .