01 de setembro de 2024
Publicado em • atualizado em 25/08/2015 às 20:29

Deputado da base pede demissão de secretária da Fazenda

Henrique Arantes (PTB) usou a tribuna na Assembleia Legislativa de Goiás. O petebista é da base do governador Marconi Perillo. Porém, o parlamentar não foi fazer defesa do Estado. Pelo contrário, o deputado fez crítica contundente a secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão Costa e pediu a saída dela do governo.

Henrique Arantes (PTB) usou a tribuna na Assembleia Legislativa de Goiás. O petebista é da base do governador Marconi Perillo. Porém, o parlamentar não foi fazer defesa do Estado. Pelo contrário, o deputado fez crítica contundente a secretária da Fazenda, Ana Carla Abrão Costa e pediu a saída dela do governo.

Henrique Arantes argumentou que uma das primeiras medidas da secretária foi parcelar os salários de algumas categorias de servidores, depois estendeu a medida para todos e, agora, adiou o pagamento de parte deles novamente.

“Talvez a saída para a crise seja a saída da secretária da Fazenda. O Governador não tem outra saída a não ser promover uma mudança. Temos excelentes nomes, como os ex-deputados e secretários Leonardo Vilela e Wilmar Rocha. “O Estado está arrecadando, mas não consegue equilibrar suas contas”, afirmou ao usar a tribuna do parlamento.

Defesa

Após a crítica, alguns parlamentares fizeram a defesa da secretária. Uma defesa curta por sinal, apenas protocolar.

O líder do governo na Assembleia, José Vitti (PSDB), destacou que respeita a opinião de Henrique Arantes e defendeu o trabalho realizado pela secretária da Fazenda.

“Discordo do posicionamento dele, apesar de respeitá-lo muito, porque a Ana Carla vem fazendo um trabalho de equilíbrio das contas do Estado e tem sido muito elogiada pela maioria da equipe do Governo”, rebateu.

O parlamentar reforçou que parte das dificuldades se deve a crise financeira, que não atinge apenas Goiás, mas o Brasil e também o mundo.

 

Em entrevista concedida logo após o discurso na tribuna, as críticas ainda foram mais contundentes. Leia abaixo as as perguntas feitas por jornalistas e as respostas dadas pelo deputado.

Por que o senhor pediu a demissão da secretária da Fazenda?

Sou um deputado da base do governo, tenho que defender o governo e está sendo muito criticado pela sua dificuldade financeira, dificuldade de fazer o pagamento da Data Base dos servidores públicos, de fazer o pagamento dos funcionários e de execução das obras públicas. O governo não para de arrecadar, ele recebe IPVA, recebe multas, ele recebe guia de venda de gado, recebe impostos periodicamente e a arrecadação ano após ano sempre cresce. Então só pode significar uma coisa, incompetência na secretaria da Fazenda. Preservando o governo, Marconi é muito hábil e tem secretários muito bons de trabalho, como Leonardo Vilela, Vilmar Rocha, reconheço os dois como os “curingas” da administração e também com Thiago Peixoto e em contraponto disso tem a secretária da Fazenda Ana Carla que não está boa de serviço. Temos que reconhecer isso. Não consegue implementar receita, fazer pagamento e o Estado arrecada. Que me prove o contrário, pra mim a grande falha do governo é área financeira e se deve em grande parte a falta de habilidade que há ali dentro.

As pessoas podem dizer que no governo passado tinha dificuldade, tinha mesmo, mas ali tínhamos o Simão Cirineu que é muito hábil, muito capaz, contornou a crise e conseguiu pagar todo mundo em dia e conseguia pagar as despesas do governo de forma correta. Já neste ano, a secretária Ana Carla não consegue fazer isto. Se não consegue, temos que preservar o governo, cuidar que o governador tenha uma gestora ou gestor na área financeira que tenha maior habilidade para solucionar estes problemas.

Pergunta: Deputado este argumento do senhor se dá em função da senadora Lúcia Vânia da base aliada e a mãe respaldava politicamente a secretária?

Não tem nada a ver com a Lúcia, inclusive a saída da senadora Lúcia ela cuida. Só estou dizendo que a grande falha da gestão financeira é eminente. Funcionário público hoje recebe dia 10 ou no começo do mês , isto o governador sempre pagava dentro do mês trabalhado.

Pergunta: Mas, deputado existia a justificativa da crise. Não?

Crise sempre existiu desde quando eu era menino pequeno eu escuto em falar em crise. Eu nunca escutei um secretário de Fazenda dizer que tem dinheiro. O Simão Cirineu, quando eu o visitava no governo anterior, ele colocava a crise no máximo e sempre conseguia resolver. É habilidade, é gestão, é capacidade de criatividade. É diferente da atual secretária. Temos que cobrar e alertar o governador que hoje não está boa a área financeira, tem que melhorar, porque preservamos o governo e queremos que conduza melhor as contas do Estado e as contas do Estado são as contas do nosso povo.

Pergunta: O senhor esperava mais da secretária?

Esperava mais dela, pelo menos igual ao Simão Cirineu que foi muito bom de serviço.

Pergunta: O que falta na secretária Ana Carla?

Falta competência, habilidade, gestão, falta saber conduzir uma secretaria de governo.

Pergunta: A secretária é técnica. Falta traquejo político?

Falta técnica. É uma pessoa que foi demitida do banco Itaú e conduziu a instituição financeira da sua família a falência, algumas décadas atrás. Falta técnica, habilidade. Falta competência mesmo.

Pergunta: deputado isto é fogo amigo?

Não isto é alertar o governo que nós elegemos, trabalhamos e defendemos ele na Assembleia Legislativa, defendemos no dia a dia nas bases do interior, todo dia escuto prefeitos reclamando, escuto servidores reclamando, o povo reclamando que a área financeira está parada e que esta pressão que está em cima da gente uma hora extrapola ,ela sai, então nós temos que transmitir esta pressão para quem é de direito e alertar o governador pra que cuide de um grave problema que está vivendo, não por conta dele, mas por conta de uma área que não está sendo bem conduzida e que ele tem total condição de reverter este cenário.

Pergunta: Se o senhor fosse governador, o senhor demitiria a secretária?

Não teria nomeado. Mas se eu tivesse cometido este erro eu teria demitido.

Pergunta: Mas ela é apoiada pelo governador, então o erro está no governador?

Não o erro não é do governador, o erro é dela. O govenador acredita que ela ainda vai dar conta, mas eu tenho certeza que ela não tenha habilidade suficiente para contornar esta crise. O governador se conduzir uma pessoa que conheça mais da área financeira, dei um exemplo do ex- secretário Simão Cirineu, leve ele para Fazenda que vai resolver o problema.

Pergunta: No primeiro quadrimestre o Estado apresentou um superávit. Ela não teria feito o dever de casa?

O dever de casa é não pagar o servidor em dia, é não pagar a Data Base do seu funcionário público, se for ela fez o dever de casa. O Estado enfrenta dificuldades financeiras. Cabe a mim alertar o governo, para que cuide deste problema.

Pergunta: O senhor tem algum problema político com a secretária?

Não tenho problema com nenhum secretário. Se visitei três secretários este ano foi muito. Não estou muito indo a secretarias porque a desculpa é sempre uma, não tem recurso. A culpa é o recurso, ouvindo um disco furado. Cheguei a conversar com a secretária aqui na Assembleia, mas não vejo saída. Tem que se tomar uma medida drástica para resolver o problema.