25 de novembro de 2024
Publicado em • atualizado em 04/03/2019 às 11:03

Defensoria do Estado de Goiás investiga fim do contrato do Jovem Cidadão

Sede da Defensoria Pública do Estado de Goiás ao lado da Assembleia Legislativa (foto Carlos Costa, Alego)
Sede da Defensoria Pública do Estado de Goiás ao lado da Assembleia Legislativa (foto Carlos Costa, Alego)

Apesar de o governador de Goiás garantir que o programa Jovem Cidadão terá continuidade com nova licitação, o fim do atual contrato motivou abertura de um Procedimento Preparatório pela Defensoria Pública do Estado de Goiás. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, 15 jovens em situação de vulnerabilidade social procuraram o órgão na sexta para ter assistência sobre o seu direito na rescisão contratual entre o governo de Goiás e a Fundação Pró-Cerrado.

“No momento em que abre a nova licitação, você está penalizando o jovem ou está fazendo com que a ele sejam dadas melhores condições, tanto salariais como em condições de trabalho?”, questionou o governador, ao garantir que o processo passará por melhorias significativas.

Caiado garantiu que o programa vai continuar após nova licitação. Dados do governo indicam que perto de 5 mil jovens são contratados para trabalhar no Estado.


NOTA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE GOIÁS

A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), por meio do Núcleo de Defensorias Especializadas da Infância e Juventude da Capital, instaurou um Procedimento Preparatório para Propositura de Ações Coletivas (PROPAC) a fim de averiguar notícias em relação à possível interrupção em massa dos contratos de aprendizagem do programa estadual Jovem Cidadão. Nesta sexta-feira (1/3), a DPE-GO atendeu mais de 15 jovens, a maioria oriundos de família em situações de vulnerabilidade social, que relataram notícias do desligamento assim como a grande preocupação com a expectativa de interrupção do programa. Em Goiás, o programa estadual Jovem Cidadão emprega cerca de 4 mil adolescentes, sendo uma oportunidade para ingresso no mercado de trabalho e transformação social.

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .