Apesar da aposentadoria política, Iris Rezende, está no centro de um provável acordo entre o MDB e o governador Ronaldo Caiado (DEM) para uma aliança na eleição de 2022. Nos bastidores, emedebistas comentam que se o ex-prefeito de Goiânia for candidato a senador com apoio do atual chefe do Executivo, esse é o único caminho para o partido.
E não há ninguém hoje, no MDB, que tenha condições políticas para contestar a formação da chapa Caiado e Iris. Os dois aliados acumulam mais vitórias políticas e eleitorais desde 2014, apesar de os maguitistas impedirem as alianças nas eleições.
A eleição de 2022 tem outro componente político: A tentativa de volta dos marconistas. O reaparecimento constante do ex-governador Marconi Perillo acontece na tentativa de manter-se como o anti-Caiado. Ele tenta angariar, principalmente, o voto dos servidores públicos e do setor empresarial para a volta ao poder.
Caiado e o MDB têm o mesmo adversário e a formação da aliança chega a ser natural se for considerado o que está em jogo. O atual governador pode, com a aliança e na hipótese de uma vitória, recolocar o MDB no governo de Goiás 22 anos após a derrota de Iris para Perillo.
Assim, está na decisão de Iris Rezende consolidar a aliança política com o atual governador. Com uma candidatura, o fato estará consolidado.
Altair Tavares
Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .