A inauguração da ampliação do sistema de abastecimento de água em Aparecida de Goiânia, na última segunda-feira (4), extrapolou a esfera técnica e assumiu contornos políticos evidentes. Em um evento com a marca do governo estadual, o secretário de Infraestrutura, Adib Elias (MDB), utilizou o palanque para defender a gestão de Ronaldo Caiado (UB), reforçar o nome do vice-governador Daniel Vilela (MDB) e lançar sinais claros sobre sua disposição de ocupar a vice em 2026.
No discurso, Adib mirou nas gestões tucanas passadas e exaltou os avanços da atual administração. “Eu, que tive quatro mandatos de executivo na cidade de Catalão, entendi muito cedo que a política não aguenta obra. A política da fofoca, do lero-lero, do blá-blá-blá, ela não tolera obras. E é exatamente por isso que nós não vemos aí, nas administrações do Ronaldo Caiado e do Daniel Vilela, oposição crescer aqui em Goiás, exatamente pela quantidade de obras e benefícios que nós fizemos nesses últimos seis anos e meio”, afirmou.
A obra entregue pela Saneago, com investimento de R$ 58,5 milhões, beneficia diretamente mais de 285 mil moradores de Aparecida de Goiânia. Segundo Adib, trata-se de uma promessa feita há 12 anos e nunca concretizada até agora.
Além de defender os resultados administrativos, o secretário fez questão de vincular a entrega de obras a uma estratégia eleitoral que pode sustentar futuras candidaturas majoritárias.
Para ele, os feitos do atual governo criam o ambiente ideal tanto para a ascensão nacional de Caiado quanto para o projeto estadual de Daniel. Na leitura do ex-prefeito de Catalão, “onde antes havia paralisação, há entrega; onde antes havia promessa, há obras em funcionamento”.
Em sintonia com o tom do evento, o vice-governador Daniel Vilela respondeu com elogios. Em uma fala carregada de simbolismo político, destacou a trajetória de Adib no Estado. “Adib tem muito serviço prestado a esse Estado. E eu dizia a ele que parece que ele trouxe também uma força espiritual, pois, depois que ele chegou, a Saneago está inaugurando obra uma atrás da outra”, afirmou, em tom bem-humorado.
Daniel classificou Adib como um dos maiores administradores públicos de Goiás, e ressaltou sua atuação à frente da Secretaria de Infraestrutura: “E agora, como secretário, tem participado de muitos atos como esse. Isso não acontece só em Aparecida de Goiânia. Em todo o Estado, nós temos entregado obras, temos um volume de obras significativo, feito muitas inaugurações”.
Nos bastidores, o entrosamento entre os dois não passou despercebido. Trocas de confidências, sorrisos e falas alinhadas reforçaram uma cumplicidade construída ao longo de anos e que agora ganha nova densidade política. Com a proximidade do fim da segunda gestão de Caiado, a sucessão estadual começa a sair das sombras. E, no tabuleiro que se forma, Adib Elias aparece como uma peça estratégica — com discurso pronto, capital político consolidado e disposição para compor uma chapa liderada por Daniel Vilela.
Altair Tavares
Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: altairtavares@diariodegoias.com.br .

