O Vila Nova pode ser beneficiado por conta de uma decisão do técnico Pep Guardiola. Parece algo surreal, mas é verdade. O espanhol que hoje comanda o Bayer Munich será a partir da próxima temporada o comandante do Manchester City.
Com sua chegada uma lista de dispensas está sendo preparada. Entre os possíveis jogadores liberados está o volante Fernando. O jogador foi revelado no Vila Nova em 2007 e depois se transferiu para o Porto, até o City desembolsar 65 milhões de reais pelo atleta.
Apesar de ter conquistado a titularidade no clube inglês, Fernando segundo a imprensa britânica não agrada Guardiola que teria outros planos para o setor de volantes. Com isso ele ficaria liberado para uma negociação.
É aí que entre o Vila Nova – A decisão de Guardiola favorece o Vila Nova caso acontece a venda de Fernando para outra equipe. Isso porque de acordo com o mecanismo da solidariedade, o Vila como clube formador tem direito a até 5% do valor total da transação.
Quando o jogador deixou o Porto para se transferir para a Inglaterra, o Vila Nova teve direito a mais de um milhão de reais pelo tempo que ele ficou no Onésio Brasileiro Alvarenga até terminar o período de formação do atleta.
Na lista de dispensas do Manchester City, também estariam: Yaya Touré, Demichelis, Clichy, Sagna, Caballlero, Nasri, Kolarov, Wright e Zabaleta.