29 de agosto de 2024
Publicado em • atualizado em 09/06/2013 às 14:50

Datafolha mostra queda na popularidade de Dilma e vitória no 1º turno

A pesquisa DataFolha, divulgada pela Folha de São Paulo, aponta queda de 8 pontos na popularidade da presidente Dilma Roussef (PT). A avaliação ótimo/bom da presidente era 68% (março,13) e agora está em 57%, conforme os dados coletados junto a 3.758 eleitores em todo o país, nos dias 6 e 7 de junho/13. A avaliação “regular” creceu de 27% para 33%.
Quais as causas da queda na avaliação da presidente?

Não há dúvida que as dificuldades com a economia, o cenário de aumento de preços, o crescimento de uma percepção de que há uma crise batendo na porta dos brasileiros, está na raiz desta avaliação da presidente Dilma.
Qual o impacto da queda na avaliação em relação à opção dos brasileiros para presidente em 2014?
O Datafolha identificou que a queda na popularidade da presidente Dilma não tirou a condição de favorita para vencer a eleição no primeiro turno. Segundo o Datafolha, o cenário mais provável mostra Dilma com 51% das intenções totais de voto. O percentual é sete pontos menor que no levantamento anterior, mesmo assim a presidente venceria no primeiro turno.
Os concorrentes de Dilma Roussef tem uma situação que evoluiu conforme a queda da presidente. Aécio Neves cresceu de 10% para 14% e, certamente, vai provocar comemorações junto aos peessedebistas. Mas, ele continua em terceiro lugar.
Marina Silva, do Rede Sustentabilidade em processo de criação, continua em segundo lugar, com 16% . É o mesmo índice da rodada anterior.
O cenário é de empate técnico entre Marina Silva e Aécio Neves. Ocorre que, oportunamente, a rodada da pesquisa foi feita logo após a propaganda eleitoral do PSDB mostrá-lo como astro principal, e após o pré-lançamento da candidatura dele a presidente. O centro do discurso dele foi um assunto que assusta aos brasileiros: a inflação.
O vice governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) continua no mesmo patamar das duas rodadas, 6%. 

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .