14 de setembro de 2024
Publicado em • atualizado em 02/05/2013 às 19:55

Data-Base: Governo fala em dificuldades; servidores querem aumento

Os sindicatos dos servidores públicos entenderam que os sinais divulgados pelo governo de Goiás é de que a Data-Base de maio não será cumprida.

A assessoria do Sintego (Sindicato dos Trabalhadores na Educação de goiás) divulgou que entidades que compõem o Fórum em Defesa dos Servidores e dos Serviços Públicos de Goiás, reunidas na manhã desta quinta-feira (2), decidiram, por unanimidade, que não vão aceitar negociação individual para a reposição da data-base dos servidores públicos estaduais, cujo mês é maio.

De acordo com os sindicalistas, o governo tem chamado as entidades para negociar separadamente, por categoria, o pagamento do reajuste deste ano, sendo a próxima marcada para segunda-feira (6), às 15h. Mas, segundo reportagem do jornal O Popular, divulgada na edição de hoje, sob o argumento de “limite prudencial de gastos com a folha”, a reposição integral da data-base não está garantida para os servidores estaduais. Com informações do próprio governo de comprometimento de caixa estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, o jornal informa ainda que “há possibilidade de adiamento da reposição ou novo parcelamento, como feito em 2011”.

“Os servidores não podem ser penalizados por falta de planejamento do governo. Os administrativos da Educação estão esperando desde o ano passado o fim da complementação do salário mínimo e o pagamento da diferença de 30h para 40h, de acordo com a carreira, como ficou acertado desde o ano passado. É bom lembrar que a lei que estabelece maio como a data-base do funcionalismo foi sancionada pelo próprio governador, ainda em 2004. Será que ele vai desrespeitar essa também?”, indaga a presidenta do Sintego, Iêda Leal. 

Há evidências de que o embate entre o governo de Goiás e os servidores públicos, por causa do esperado aumento anual,  pode levar a greves e manifestações. O mês de maio será conflituoso.

Aguarde. 

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .