A animação goiana “A Menina Atrás do Espelho” conquistou o prêmio Grande Otelo de Melhor Curta-Metragem em Animação, no 22° Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, considerado o “Oscar brasileiro”. A Caolha Animation Studios, responsável pelo curta-metragem em destaque, recebeu a estatueta no dia 23 de agosto, no Rio de Janeiro, pelas mãos da atriz Cláudia Abreu.
“Foi incrível. Fico muito feliz em levar esse prêmio para Goiás, representando a animação, o cinema produzido no nosso estado. Dedico o prêmio principalmente a todas as pessoas trans que participaram do processo de produção desse filme”, destacou no seu discurso o diretor da Caolha, Iuri Moreno.
A produção concorreu com outros 15 curtas de animação, e o resultado final foi decidido pela Academia Brasileira de Cinema e por voto popular. O filme vencedor, que está disponível para exibição gratuita no Porta Curtas, aborda um tema sensível e socialmente pertinente trazendo como protagonista uma pré-adolescente trans.
O curta-metragem goiano “A Menina Atrás do Espelho” traz como protagonista, a Helena, uma pré-adolescente trans e propõe um olhar de afeto àqueles que a assistem. a personagem se tranca em seu quarto por medo de um monstro que a ameaça do lado de fora, até que surge atrás do espelho uma nova realidade onde esse monstro não existe e ela é livre para ser quem é ou quiser ser. A história aborda a importância do acolhimento e aceitação das diferenças, promovendo uma mensagem poderosa de respeito e amor ao próximo.
Pollyana Cicatelli
Jornalista e assessora de imprensa com pós-graduação em Comunicação Organizacional. Responsável pela editoria de cultura / diversão e colunista de turismo no Diário de Goiás. * Contato e sugestão de pauta: [email protected]