07 de janeiro de 2025
Publicado em • atualizado em 05/12/2017 às 21:11

CREDEQ passa a internar somente adultos

Foto da entrada do Credeq de Aparecida de Goiânia (Foto Divulgação)
Foto da entrada do Credeq de Aparecida de Goiânia (Foto Divulgação)

Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química de Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy) passa a internar somente mulheres e homens adultos. Durante os últimos cinco meses, entre junho e novembro, a única unidade pública de saúde em Goiás a atender casos graves de dependência química atendeu, também, à população infantojuvenil do estado, para a qual destinava 36 vagas (24 masculina e 12 feminina).

A alteração no perfil está valendo desde o último dia 1º de dezembro e se deve a baixa demanda de casos infantojuvenis. Por outro lado, o acompanhamento monitorado pelo CREDEQ – Prof. Jamil Issy revelou que a maior procura é pelo público masculino adulto. O diretor técnico da unidade de saúde, psiquiatra Tiago Oliveira, adianta que o público continuará sendo acolhido, tratado e acompanhado pela estrutura CREDEQ, mas no ambiente ambulatorial, onde os profissionais e a estrutura logísticas estão adaptadas as suas peculiaridades.

Diante dessa realidade, a unidade conseguiu que a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) autorizasse o fim das internações infantojuveis, cujos casos serão atendidos e acompanhados pelo Ambulatório InfantoJuvenil, cujos profissionais e estrutura logísticas estão adaptados às peculiaridades da faixa etária. Diante do quadro, das 96 vagas na seara hospitalar do CREDEQ – Prof. Jamil Issy 72 estão destinadas aos pacientes masculinos e 24 para as mulheres.

De acordo com a superintendente do Controle, Avaliação e Monitoramento das Organizações Sociais da SES/GO, Maria Christina Reis, o ineditismo do conceito CREDEQ, que não tem similaridade nacional, contemporiza ajustes e reavaliações. Principalmente ao se considerar que a saúde é dinâmica e está sediada nos comportamentos, nas sazonalidades epidemiológicas e em fatores externos à governabilidade da pasta.

O CREDEQ – Prof. Jamil Issy foi inaugurado em 23 de junho de 2016, ofertando 30 vagas para homens adultos. A partir do dia 30 de janeiro do ano seguinte, a unidade foi autorizada pela SES-GO a iniciar o atendimento ambulatorial. No dia 17 de março, o público feminino passou a ser acolhido. No dia 1º de junho, o Núcleo Infantojuvenil iniciou atendimentos.

Atualmente, das 96 vagas hospitalares, 93 estão ocupadas, sendo 81 com homens e 12 com mulheres. Durante o atendimento aos público infantojuvenil, o CREDEQ – Prof. Jamil Issy acolheu e tratou, em âmbito de desintoxicação e Unidade de Tratamento Residencial (UTR’s) 57 adolescentes. (Com informações da assessoria de imprensa do CREDEQ)

{nomultithumb}

Altair Tavares

Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .