A implantação do Corredor Preferencial de Ônibus 85 provocou o aumento de 32% na velocidade do transporte coletivo no leito do sistema. Segundo pesquisa realizada pela Companhia Metropolitana do Transporte Coletivo (CMTC), a “fluidez dos ônibus chegou a 23,2 quilômetros por hora, sendo que o incremento médio na velocidade foi de 19,6% no período pesquisado”.
Os dados acima foram constatados no percurso entre a Serrinha e a Praça Cívica. No sentido inverso, da Praça Cívica até a Serrinha, o ganho de velocidade chegou a 24%, com pico de 25,7 quilômetros por hora. A média neste trecho ficou em 20,6 quilômetros por hora. No tempo de viagem a redução ficou em 23,7%.
Antes da implantação, a velocidade no trecho entre a Serrinha e a Praça Cívica chegou a 12,3 quilômetros por hora. No sentido contrário (Praça Cívica/Serrinha), a velocidade era de 14 quilômetros por hora. A pesquisa foi realizada pela Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) nos dias 27 de novembro de 2014 e no dia 14 de abril de 2015.
Usuários e motoristas aprovaram
Segundo a CMTC, o tempo de viagem está melhor segundo a avaliação de 60,5% dos usuários dos ônibus que trafegam pelo Corredor Preferencial 85. Para 53,8% dos entrevistados, o tempo de percurso está mais rápido e para 6,7% o tempo de viagem melhorou muito.
A maioria dos motoristas do transporte coletivo também avalia que houve melhora no tempo de viagem. Para 57% dos motoristas entrevistados, a duração da viagem foi reduzida. Outros 11,7% avaliam que o tempo ficou ótimo após a implantação do Corredor Preferencial 85. Sob a supervisão do Consórcio RMTC, a pesquisa foi realizada pela empresa Omini, nos dias 29 e 30 de abril, com 185 usuários e motoristas de ônibus. A margem de erro é de 3%.
Altair Tavares
Editor e administrador do Diário de Goiás. Repórter e comentarista de política e vários outros assuntos. Pós-graduado em Administração Estratégica de Marketing e em Cinema. Professor da área de comunicação. Para contato: [email protected] .