09 de agosto de 2024
Publicado em • atualizado em 13/01/2022 às 18:14

Conheça os parques de Goiânia para o lazer a céu aberto

Parque Flamboyant, um dos mais visitados da cidade (Foto: Jackson Rodrigues / Prefeitura de Goiânia).
Parque Flamboyant, um dos mais visitados da cidade (Foto: Jackson Rodrigues / Prefeitura de Goiânia).

Eleger os melhores parques abertos de Goiânia não é uma tarefa fácil, ainda mais pelo fato da cidade ser considerada uma das capitais mais bonitas e arborizadas do Brasil. 

Goiânia possui uma área verde por habitante estimada em 94 metros quadrados e segundo dados informados pela prefeitura, o município é apontado com o maior quantitativo brasileiro de árvores públicas.

Passar uma tarde agradável com amigos ou familiares nos parques de Goiânia enquanto realiza um piquenique ou atividades físicas são apenas algumas das atividades que podem ser realizadas nos melhores parques abertos de Goiânia. Desse modo, separamos algumas dicas especialmente para você. Acompanhe:

  • Parque Areião 

Para quem busca contato com a natureza, o parque areião é um bom lugar para observar macacos, aves e toda a beleza presente em sua flora. Dispondo de mais de 215 mil m² de extensão, o local conta com gramado, playgrounds, trilhas e pista de caminhada com cerca de 2 km. 

Endereço: Av. Areião, s/n – St. Pedro Ludovico, Goiânia – GO.

  • Parque Vaca Brava 

Um dos mais visitados de Goiânia, o Parque Vaca Brava foi inaugurado em 1941 com seus 79 mil m². Com localização privilegiada, ao lado do Goiânia Shopping, traz o destaque de preservação ambiental, começando pela fonte de água natural que deságua lago.

O parque oferece trilhas, pista de caminhada, amplo gramado, academia ao ar livre, playground e também os tradicionais vendedores ambulantes com itens diversos. 

Endereço: Av. T-10, s/n – St. Bueno, Goiânia – GO.

  • Parque Bernardo Élis 

Em um local mais afastado do intenso trânsito da cidade, com 76 mil m², o Parque Bernardo Élis proporciona tranquilidade para quem deseja aproveitar um dia de contato com a natureza. Inaugurado em 2012, o parque contempla o projeto do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns, um complexo que pretende unir diversos espaços verdes com fins de proteger a nascente do córrego Macambira.

Como opções de lazer, o parque traz ampla infraestrutura para esportes ao livre, caminhada, academia ao ar livre, playground, espaço pet e quadras de esporte.

Endereço:  R. CP 4, 2-238 – Res. Celina Park, Goiânia – GO

  • Parque Cascavel 

A nascente preservada do Córrego Cascavel é um dos maiores atrativos do Parque Cascavel, que possui 280 mil m², desde 1999. A infraestrutura local permite a prática de atividades físicas, além de playground para as crianças e bastante área verde. 

Endereço: R. do Parque, 135 – Jardim Atlântico, Goiânia – GO.

  • Parque Flamboyant 

Vizinho do Estádio Serra Dourada, o Parque Flamboyant é um dos mais visitados da capital. Com cerca de 125 mil m², foi inaugurado em 2007 com a presença de nascentes, lagos e uma grandiosa área verde no meio da cidade. O parque oferece pista para caminhadas, playground, academia ao livre e amplo gramado para curtir com os pets ou descansar. 

Endereço: R. 15, 103-157 – Jardim Goiás, Goiânia – GO.

  • Parque Macambira Anicuns

Com destaque para a preservação ambiental, o Parque Macambira Anicuns também faz parte do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (PUAMA), que junto ao Parque Bernardo Élis e outros, integra o maior espaço de preservação ambiental da américa latina. 

A estrutura do parque conta com quadras de esporte, ciclovia, pista para caminhada e corrida, playground, anfiteatro para eventos, riachos de água natural, pista de skate, além de outros atrativos. Já a vegetação nativa e o projeto de arborização garante a sombra necessária para se refugiar nos dias mais quentes

  • Bosque dos Buritis 

O Bosque dos Buritis é um dos parques mais antigos da capital, projetado juntamente com a planta de Goiânia. O espaço conta com mais de 140 mil m² e diversas atrações cercadas pela mata nativa.

A paisagem do parque é composta por três lagos artificiais e diversas quedas d’água espalhadas pelo parque. O local também pode ser uma boa opção para turismo, já que dispõe do Museu de Arte de Goiânia (MAG) e do Monumento à Paz Mundial.

No parque ainda é possível desfrutar de playground, trilhas, pista de caminhada e da presença de animais silvestres como patos, tartarugas e peixes. 

Endereço: Av. Assis Chateaubriand – St. Oeste, Goiânia – GO.

  • Jardim Botânico 

O Jardim Botânico Amalia Hermano Teixeira é considerado um dos parques mais antigos de Goiânia, com fundação em 1978. Em 2019, o parque ganhou uma revitalização e agora conta com pista de caminhada, lagos naturais, borboletário, ciclovia e um anfiteatro aberto à beira de um dos lagos. O Jardim Botânico também possui um espaço de mata nativa fechada com flora e fauna silvestre do cerrado. 

Endereço: Alameda do Contorno, 1128-1222 – Jardim Santo Antônio, Goiânia – GO.

  • Parque Leolídio di Ramos Caiado 

O Parque Leolídio di Ramos Caiado foi inaugurado em 2010 e possui cerca de 100 mil m² de extensão. Contando com playground, pista de caminhada, ciclovia, quiosque para descanso, a maior parte do espaço está ocupada por um lago no coração do parque. 

Endereço: Rua Júpiter – Setor Goiânia 2, Goiânia – GO

  • Parque Carmo Bernardes 

O Parque Carmo Bernardes leva o nome do importante escritor e membro da Academia Goiana de Letras. Em 2019, ganhou uma revitalização e recebeu o plantio de diversas espécies nativas do cerrado. O local possui playground, pista de caminhada, lago, quiosque, quadra esportiva e amplo gramado em toda a extensão, além de animais silvestres que compõem a fauna do parque.

Endereço: Av. Parque Atheneu – Parque Atheneu, Goiânia – GO

  • Parque Botafogo

Caracterizado por ser um dos mais antigos parques de Goiânia, foi planejado pelo arquiteto Atílio Corrêa Lima junto a planta original da capital, na década de 30. Ao lado do Parque de diversões Mutirama, o Parque Botafogo integra um complexo de lazer com mais de 170 mil m² de área. Dispondo de espaço para ginástica ao ar livre, pista para caminhada, arborização e quadras de esporte, a mata nativa é um dos principais pontos de observação do local.  

Endereço: Rua 200, Setor Leste Vila Nova – Goiânia, Go.

  • Parque Lago das Rosas

O primeiro parque inaugurado na capital também foi projetado junto à planta original da cidade e aberto ao público na década de 40.  Na época, o espaço foi planejado para servir de balneário aos moradores para alívio nos dias mais quentes. O Parque Lago das Rosas integra o Horto Florestal de Goiânia com quase 100 mil m², dispondo de quadras de esporte, playground, pista para caminhada e pedalinhos. 

Endereço:  Alameda Das Rosas Q R7, 1931 – St. Oeste, Goiânia – GO.

Pollyana Cicatelli

Jornalista e assessora de imprensa com pós-graduação em Comunicação Organizacional. Responsável pela editoria de cultura / diversão e colunista de turismo no Diário de Goiás. * Contato e sugestão de pauta: [email protected]