01 de setembro de 2024
Publicado em • atualizado em 03/08/2023 às 12:32

Conheça as melhores cachoeiras de Pirenópolis

Pirenópolis, Cachoeira do Rosario (Foto: Goiás Turismo/ Silvio Quirino).
Pirenópolis, Cachoeira do Rosario (Foto: Goiás Turismo/ Silvio Quirino).

A época mais seca e quente do ano já chegou em Goiás e para amenizar o calor e a baixa umidade do ar, os goianos buscam por opções refrescantes na região. Famosas entre os turistas, as cachoeiras de Pirenópolis são reconhecidas por suas belezas naturais e águas frias.

O município de Pirenópolis conta com cerca de 82 cachoeiras, sendo que, cerca de 14 delas são abertas para visitação, atraindo milhares de pessoas todos os anos. As atrações estão localizadas nas proximidades de Pirenópolis, o que facilita o acesso, já que conta com restaurantes, bares e hotéis bem pertinho.

Confira quais são as cachoeiras de Pirenópolis que não podem ficar de fora do roteiro:

  • Cachoeira do Rosário:
Cachoeira do Rosário, em Pirenópolis (Foto divulgação / site).

Com 42 metros de queda d’água, a Cachoeira do Rosário conta com paisagem deslumbrante e oferece uma grandiosa conexão com o meio ambiente. No local também é possível aproveitar o passeio e ir até a Cachoeira Encantada, que se adequa muito bem às crianças.

Além das águas cristalinas, os visitantes ainda podem realizar trilhas e aproveitar as piscinas naturais.

  • Cachoeira do Abade:
Cachoeira do Abade, em Pirenópolis (Foto divulgação / site).

A Cachoeira do Abade dispõe de estrutura completa, com restaurante, redário, lanchonete e banheiros. No local é possível visitar outras três cachoeiras, sendo a do Sossego, Landi e Cânion.

O acesso às cachoeiras é feito via trilhas, onde cada uma possui um grau diferente de complexidade e extensão. Ao longo do caminho, o turista poderá apreciar a paisagem e aproveitar as pausas em mirantes admiráveis.

  • Cachoeiras dos Dragões:
Cachoeira das Nuvens dos Dragões, em Pirenópolis (Foto divulgação / site).

Composto por oito cachoeiras, o complexo conta com as mais belas paisagens naturais. No local é possível se refrescar nas cachoeiras Portão do Dragão, Dragão Azul, Pérola do Dragão, Nuvens do Dragão, Dragão Verdadeiro, Dragão Voador, Dragão do Céu e Rei dos Dragões.

Nas instalações das Cachoeiras dos Dragões não existem restaurantes, mas é possível levar o próprio alimento.

  • Cachoeira Paraíso
Cachoeira Paraíso, em Pirenópolis ( Foto divulgação / site).

Com trilhas tranquilas, a Cachoeira Paraíso é uma boa opção para quem não pretende ou não pode se esforçar muito, mas ainda assim deseja contemplar uma bela paisagem. No local é possível visitar outras duas cachoeiras, sendo a Lobo e a Laje.

A Cachoeira Paraíso conta com infraestrutura completa, oferecendo restaurante, pousada, camping, piscina aquecida e redário.

Leia também: Caldas Novas além das águas quentes: Cachoeiras, trilhas e mirante no Parque Estadual da Serra de Caldas

Pollyana Cicatelli

Jornalista e assessora de imprensa com pós-graduação em Comunicação Organizacional. Responsável pela editoria de cultura / diversão e colunista de turismo no Diário de Goiás. * Contato e sugestão de pauta: [email protected]