30 de agosto de 2024
Publicado em • atualizado em 14/08/2015 às 21:48

Confirmada data de filiação de Lucia Vânia no PSB

Senadora ingressa oficialmente no PSB, dia 26. (Foto: Senado)
Senadora ingressa oficialmente no PSB, dia 26. (Foto: Senado)

No próximo dia 26, às 9 horas da manhã a senadora Lúcia Vânia oficialmente se filiará ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). O evento está marcado para ocorrer na Câmara Municipal de Goiânia.

Motivo da troca partidária

O problema que resultou na saída de Lúcia do PSDB ocorreu ainda em fevereiro durante eleição para escolha da nova Mesa Diretora do Senado.

Na ocasião, após brigar com o PSDB por um cargo na Mesa Diretora do Senado, a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) anunciou que deixaria seu partido. A parlamentar disse que a legenda a expôs a uma “situação vexatória” ao espalhar o “boato” de que ela teria votado em Renan Calheiros (PMDB-AL) para a presidência da Casa, contrariando a orientação do PSDB, que apoiou Luiz Henrique (PMDB-SC).

Na época Lúcia Vânia atribuiu a autoria dos boatos ao PSDB, que tinha a intenção de “queimar” o nome dela na disputa pela 1ª secretaria da Casa. Lúcia Vânia tinha apoio de Renan Calheiros e de outros integrantes da cúpula do PMDB, mas o PSDB tinha preferência pelo senador Paulo Bauer (PMDB-SC). Na oportunidade, ela subiu à tribuna do Senado para declarar que votou em Luiz Henrique, conforme determinou o partido.

Ingresso no PSB

No começo do mês de abril, a senadora Lúcia Vânia conversou com o presidente estadual do PSB, Vanderlan Cardoso, para discutir a filiação dela na legenda.

Nos bastidores foi discutido que a filiação da senadora Lúcia Vânia no PSB contou com o aval do governador Marconi Perillo e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ambos do PSDB. Um dos argumentos utilizados é de que o PSB deverá ser importante aliado do PSDB nas eleições de 2018.

Durante os meses seguintes, a senadora aguardou posicionamento jurídico para oficialmente trocar de partido sem correr o risco de perder o mandato.

Lúcia Vânia confirmou no plenário do Senado, no dia 17 de junho o desligamento dela junto ao PSDB, partido ao qual estava filiada há 20 anos. Na ocasião criticou nas entrelinhas o senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB e ao modo de fazer oposição.